SOE – DEPEN | Pacheco cobra estrutura de trabalho para os novos agentes do Setor de Operações Especiais

 

Em resposta ao Requerimento encaminhado pelo deputado Marcio Pacheco (PPL) para  o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, pedindo informações sobre o andamento das obras da sede do Setor de Operações Especiais (SOE) e a compra de equipamentos para a Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), a secretaria encaminhou ofício expedido pela direção da unidade prisional, onde relata que “o espaço reservado já foi adaptado, com as instalações condizentes para o grupo especializado em situações de crise do DEPEN, mas isso com recurso da unidade e doações.

 

SOE usarEsta

 

As fugas em unidades prisionais de Cascavel, infelizmente, não são novidade. Ontem (12), seis presos fugiram da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) após violarem a entrada de ar da sela e, com o uso de uma corda artesanal, passarem pelo muro do presídio. O problema estrutural na PEC é resultado da rebelião acontecida em agosto de 2015 e, após algumas interrupções, a obra segue a passos lentos.

 

Além das obras que demoram a ser concluídas na PEC, Cascavel assiste ao crescimento de casos de fugas do Cadeião da 15a SDP. Mesmo com as transferências, o cadeião segue lotado – são cerca de 400 detentos em um espaço projetado para 134.

 

O trabalho de busca por objetos ilícitos realizado na manhã de hoje na PEC, pelos agentes do Setor de Operações Especiais (SOE) de Cascavel é apenas uma das atribuições do grupo formado por 25 agentes penitenciários especializados em prevenção e controle em casos de rebeliões ou fugas de penitenciarias e cadeias públicas nas regiões Oeste e Sudoeste. O grupo tem atribuição para controle de emergências nas unidades prisionais de Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

 

O deputado Marcio Pacheco alertou sobre a proximidade entre detentos que trabalham na reconstrução da PEC e os que chegam aos poucos transferidos do Cadeião da 15a, localizado no centro da cidade, e do município vizinho, Toledo. “O alojamento desses novos detentos está sendo feito nas celas que estão próximas ao bloco de reforma. Portanto, há apenados trabalhando na reforma e com possibilidade de contato com os detentos recém chegados”.

 

Pacheco também criticou o Governo do Estado pela omissão em destinar recursos para a conclusão da obra da sede e a aquisição de equipamentos. “Não é fácil acreditar mas é a mais pura verdade: um grupo mobilizou-se e organizou uma rifa e um almoço beneficente para arrecadar dinheiro a fim de doar para a conclusão das obras”, disse o parlamentar que mesmo reprovando a postura do governo, reconhece o empenho da sociedade em contruibuir para o bem comum. 

 

Com relação aos equipamentos do setor, o documento informa a cessão de uso para duas viaturas da 15a SDP, sendo uma Chevrolet Blazer e uma Nissan Frontier. Já o armamento necessário está sendo solicitado por meio de acautelamento às forças policiais da cidade.

 

Leia também: 

 Pistola 02    Lei 808 small

 

O que é o SOE?

 

         O Setor de Operações Especiais foi criado pelo Depen para atuar em prevenção e agir em situações de como rebeliões e fugas em penitenciárias e cadeias públicas. Ou seja, o SOE é acionado para atuar na gestão da problemática gerada pela ação dos detentos.

        

         O SOE de Cascavel conta com 25 agentes especializados em situações de crise penitenciária e é responsável por municípios das regiões Oeste e Sudoeste.

 

         Outros 18 estados já tem o SOE em funcionamento há anos. No Paraná os municípios de Londrina, Maringá e a capital, Curitiba, já contam com o trabalho dos agentes penitenciários especializados em gestão de crise penitenciária.

 

João Guilherme / Assessoria de Comunicação  

 

Comente com o Facebook