Projeto de Lei proíbe o Fracking no Paraná por dez anos

oooooO Deputado Marcio Pacheco, que é autor do primeiro projeto a proibir a extração do gás de xisto pelo método fracking em um município no País – no município de Cascavel, em 2014, quando era Presidente da Câmara Municipal, assina agora conjuntamente com outros sete deputados o Projeto de Lei que prevê moratória de dez anos para licenciamento de exploração do gás de xisto, pelo método de fratura hidráulica (fracking), no Paraná. O Projeto foi protocolado durante a sessão de ontem (30).

 

oooooO tema é polêmico e já é debatido em outros países pelo perigo que oferece aos lençóis freáticos e é apontado como causa de terremotos. Para que o gás metano seja liberado da rocha é necessária a injeção de milhões de litros de água misturada a centenas de produtos tóxicos. Ao perfurar a rocha é grande o risco dos gases entrarem em contato com a água usada para consumo residencial, agrícola e industrial.

 

oooooSegundo Pacheco “essa moratória será uma grande vitória para a sociedade paranaense. Nosso Paraná é um estado rico em produção agrícola e produz energia mais que suficiente para o nosso Estado. Não precisamos e não devemos correr os altos riscos que o fracking apresenta. Além disso, não temos o direito de permitir que essa atividade venha a prejudicar nossa agricultura e nosso meio ambiente com possíveis consequências, inclusive, para o aquífero Guarani, que abrange, além do Brasil, territórios do Uruguai, Argentina e Paraguai”, argumentou Pacheco.

 

Deputados que assinaram o Projeto de Lei:

 

– Marcio Pacheco (PPL);

– José Carlos Schiavinato (PP)

– Fernado Scanavaca (PDT)

– Cristina Silvestre (PPS)

– Elio Rusch (DEM)

– Rasca Rodrigues (PV)

– Marcio Nunes (PSC)

– Guto Silva (PSC)

 

fracking2

 

Comente com o Facebook