De autoria do deputado Pacheco, evento também é incluído na rota de turismo do Paraná
Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), aprovou na sessão desta terça-feira (17) o Projeto de Lei 629/2019, que institui a Semana Farroupilha de Cascavel, a ser comemorada anualmente no período que incluir o dia 20 de setembro. A iniciativa é do deputado Marcio Pacheco (PDT).
De acordo com o deputado, a proposta tem o objetivo de auxiliar e divulgar o evento em todo o Estado, bem como reconhecer a sua importância cultural e turística para Cascavel e toda a Região Oeste do Estado.
A proposição também prevê que a Semana Farroupilha de Cascavel vai integrar o calendário oficial de Eventos Turísticos do Paraná. Ao longo dos anos, o evento cascavelense se tornou um dos grandes atrativos do gênero no Oeste e no Estado.
O evento tem atraído visitantes de diversas cidades e até mesmo de países vizinhos ao Brasil, como Paraguai e Argentina. A Semana Farroupilha é um convite a todos os tradicionalistas ou turistas a fazer uma viagem sobre as raízes, a cultura e a história da colonização do Brasil, em especial do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Tradicionalmente, o evento coincide com o “Dia do Gaúcho”, que é comemorado em 20 de setembro. Fazem parte desse espetáculo tradicionalista integrantes de invernadas dançarinos das seguintes categorias: mirins, juvenil, adulta, veterana ou xirú.
Na CCJ, o projeto de lei teve o parecer favorável do relator Evandro Araújo (PSC). A proposta segue agora para a votação em Plenário da Alep.