Na manhã desta sexta-feira, 07, o Conselho de Gestores de Segurança Pública de Cascavel (COGESP) voltou a se reunir, desta vez nas dependências da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC).
O Encontro foi de debate em torno de várias questões de segurança pública do município, tendo sido definido um cronograma de ações para o próximo mês.
O deputado Marcio Pacheco, que preside o Conselho, ficou responsável por viabilizar junto da Comissão de Segurança Pública da ALEP – presidida pelo deputado Mauro Moraes, a realização de uma Audiência Pública, em Cascavel, para que as pautas possam ser debatidas com o auxílio dos parlamentares.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), Alci Rotta, ficou com a responsabilidade de buscar condições de viabilizar uma possível Parceria Público Privada – PPP, para a construção da nova estrutura que virá substituir o atual Cadeião da 15ª SDP.
A promotora do Ministério Público Estadual, Simone Lorenz, terá como responsabilidade a realização de uma pesquisa da situação jurídica da área atualmente ocupada pelo Cadeião da 15ª. Esse estudo é necessário para uma possível desapropriação da área, com a finalidade de obter recursos para a construção de uma nova estrutura carcerária em um outro local.
Por sua vez, o representante do Governo do Estado, Severino Folador, prontificou-se a fazer contato com o Chefe da Casa Civil, levar a conhecimento dele as demandas apontadas pelos gestores e viabilizar uma reunião com os membros do Conselho.
Cadeião
A atual situação do Cadeião foi amplamente discutida. Depois dos últimos acontecimentos, onde detentos foram diagnosticados com Gripe A e um princípio de rebelião os Gestores expuseram pontos desfavoráveis na estrutura, quadro de servidores e a segurança da região como um todo.
Para o deputado Marcio Pacheco a situação do Cadeião é insustentável. “Um prédio antigo, com 350 presos acima da capacidade e cheio de infiltrações. É um ambiente completamente inóspito e nem mesmo um animal conseguiria viver com dignidade em um lugar como aquele”, conclui Pacheco.
Encaminhamentos relativos a outras demandas em andamento:
As reformas das PIC deveriam começar no próximo dia 27, mas em virtude de motivos burocráticos e orçamentários foi cancelado. Mesmo assim, os recursos estão garantidos e as obras devem ser retomadas após uma nova medição que deve acontecer dentro de 30 dias.
Para as obras de reconstrução da PEC ainda será necessária dotação orçamentária e o pagamento dos atrasados.
Já com relação ao CENSE a situação é diferente. O processo está passando por um processo de correções no projeto e as obras devem ser iniciadas 90 dias após a aprovação do mesmo.
A próxima reunião do COGESP acontecerá no dia 11 de Setembro e ainda não tem local definido.
PRESENTES NA REUNIÃO DO DIA 07/08/2015:
? Deputado Marcio Pacheco – ALEP;
? Leandro Dias Occaso – PIC;
? Alci Rotta – ACIC;
? Celso Mochi – PF;
? Coronel Eudes Camilo da Cruz – 6º CBPM;
? Fernando Hallberg – COMAD;
? Gilnei dos Santos – PARANÁ EDIFICAÇÕES;
? Jairo Ferreira Filho – COMAD;
? Lucas de Castro Campos – DEFENSOR PÚBLICO;
? Major Fernando Schunig – BOMBEIROS;
? Nei Haveroth – CÂMARA MUNICIPAL;
? Reinaldo Bernardin – ESCRIVÃO 15ª SDP;
? Reinaldo Bueno – DEASE;
? Ricardo Schneider – PRF;
? Rui Capelão – CÂMARA MUNICIPAL;
? Sergio Renildo – CHEFE 8º E 9º REGIÃO;
? Severino Folador – GOVERNO DE ESTADO;
? Simone Lorens – MP ESTADUAL;
? Tenente Diego Astori – PRE;
? Valdecir Glalik Alves – PEC;