2020

Coronavírus |Pacheco quer pais de autistas fazendo trabalho em casa

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado hoje, 2 de abril. É uma oportunidade para os agentes públicos e a sociedade em geral refletir sobre o tema. Pensando nisso, o deputado Marcio Pacheco (PDT) está reivindicando a possibilidade do afastamento integral ou parcial de suas atividades o servidor público pai, mãe ou responsável por pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em razão da pandemia do Covid 19, o coronavírus. O requerimento protocolado pelo parlamentar foi aprovado ontem (1) durante sessão online da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).


“Muitos filhos de servidores públicos com autismo ou com necessidades especiais, matriculados em escolhas ou não, precisam neste momento especial de atenção de seus pais ou responsáveis. Por isso, a necessidade do afastamento de suas atividades e executar a suas tarefas em casa”, justifica Pacheco.


O requerimento aprovado será enviado para a análise do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O deputado quer que o pedido seja incluído no Decreto 4.230/2020, que dispões sobre as medidas para o enfrentamento da crise sanitária decorrente do coronavírus.


Dentre as medidas estabelecidas pelo decreto estadual estão o reconhecimento do trabalho remoto (home office) para todos os funcionários públicos estaduais que pertencem ao chamado grupo de risco, ou seja, com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, lactantes ou que regressaram de locais com surto.


O Paraná tem cerca de 120 mil servidores. Estima-se que aproximadamente 96 mil têm trabalhado em casa por conta das medidas de isolamento para combater o Covid 19.

Comente com o Facebook