2021

Saiba como solicitar a “Carteirinha do Autista”

Confira como fazer a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista –  CIPTEA. 

O departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, disponibilizou a ferramenta online para a solicitação da “Carteira do Autista”, conforme a Lei estadual 19.590/18, de autoria do deputado Marcio Pacheco, que cria o Censo quadrienal de pessoas com TEA, o cadastro e a carteirinha para os autistas.

Através deste link você pode acessar a página inicial do site que possibilita a solicitação da carteirinha. A análise é feita em 30 dias.

Confira abaixo os documentos necessários para solicitar a “Carteira do Autista”:

A lista também está disponível neste link

Como proceder?

Neste link você vai encontrar vídeos e manuais que explicam como realizar o cadastro e recuperar senha. 

Pacheco e a causa autista

O deputado Marcio Pacheco é uma das grandes referências para as famílias de pessoas com autismo no Paraná. Sempre dedicado na busca por soluções inteligentes para diminuir o sofrimento dos mais necessitados, o deputado promoveu eventos como a “I Conferência Estadual sobre Autismo” – que reuniu, em Cascavel, pais e profissionais de 16 municípios – possibilitando a troca de experiências e o contato com autoridades do setor, como a autora da Lei do Autismo no Brasil, Berenice Piana. 

Mais recentemente Pacheco esteve visitando, no alto do Lago Municipal de Cascavel, a obra que é um marco no respeito aos autistas, pessoas com síndrome de Down, pessoas com deficiência e seus familiares. O Espaço Inclusivo é uma obra referência em acessibilidade e inclusão. Um espaço público pensado em conjunto com representantes de entidades e associações que buscam a inclusão social de pessoas com limitações. 

O Espaço Inclusivo é custeado com R$ 500 mil que Pacheco conseguiu junto ao Ministério do Turismo.

Isenção de pedágio

Pacheco também é autor da Lei 19.965/19 que isenta do pagamento de tarifa de pedágio os veículos que estejam transportando autistas, pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. 

Comente com o Facebook