Notícias

Pacheco envia propostas para o Ministério da Educação sobre a inclusão de estudantes com TEA

Deputado atendeu a um pedido do movimento nacional ‘Capricha na Inclusão’

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) acaba de aprovar uma Moção ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitando a elaboração e divulgação de um programa de práticas cientificas que possam orientar os sistemas de ensino públicos e privados visando a inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA). A iniciativa do legislativo paranaense é encampada pelo deputado Marcio Pacheco (PDT).
A Moção apresentada pelo deputado atende a um pedido do movimento nacional ‘Capricha na Inclusão’. A entidade tem como principal missão de implementar práticas de inclusão social para os autistas no País. O movimento ‘Capricha na Inclusão’ procurou o deputado para enviar a Moção ao ministro da Educação por sua luta em favor das pessoas autistas.
Pacheco é a autor de várias leis sobre o assunto, dentre elas a que cria o censo quadrienal que tem o objetivo de auxiliar a implementação de políticas públicas para as pessoas com TEA. O parlamentar preside a Comissão de Defesa do Consumidor na Alep e avalia que é direito do cidadão, enquanto consumidor dos serviços públicos, o total acesso aos programas de inclusão escolar.
“As instituições de ensino precisam adaptar-se as demandas e o nosso trabalho é assegurar oportunidades iguais para todos”, diz o deputado. A Moção aprovada pelos deputados e que será entregue ao Ministro da Educação sugere algumas práticas científicas, como orientação aos sistemas de ensino, para conhecimento de professores e estabelecimento de ensino público e privada, visando facilitar a inclusão de estudantes com TEA.
“O problema é que muitas escolas não estão preparadas em lidar com um aluno autista, mas essa dificuldade pode ser corrigida e evitada por meio de um sistema educacional que contemple a vida escolar, social e o convívio familiar”, argumenta Pacheco.
A Moção aprovada tem as assinaturas da ampla maioria dos 54 deputados da Assembleia Legislativa do Paraná.

Comente com o Facebook