UPAs e leitos | Pacheco pede a secretário Capputo ajuda para socorrer a saúde em Cascavel

Na manhã de hoje (06), o deputado Marcio Pacheco (PPL) voltou a pedir ao secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, para que o Estado tenha mais atenção para a área de saúde de Cascavel”. “O Estado precisa ter um olhar mais humano para a cidade porque as pessoas estão sofrendo. Em muitos casos estão perdendo a vida nas UPAs”, relata o parlamentar, que faz parte da Comissão de Saúde Pública na Assembleia Legislativa do Paraná.

 

 

O pedido ocorreu durante a audiência pública para a prestação de contas do primeiro quadrimestre deste ano da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). O balanço financeiro foi apresentado pelo secretário Caputo aos deputados da Comissão de Saúde Pública.

 

Nos primeiros quatro meses de 2017, a Sesa investiu 10,44% da previsão orçamentária, o que equivale a R$ 1,2 bilhão. Após o balanço financeiro, os deputados fizeram questionamentos ao secretário e aos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.

 

O deputado Pacheco defendeu a liberação de recursos e a maior atenção por parte do governo do Estado para os municípios da região oeste, em especial para Cascavel. “Sempre defendemos que a saúde é uma questão de prioridade. Por isso, a necessidade de garantir mais recursos para resolver ou minimizar os problemas existentes”, diz Pacheco.

 

Uma das discussões polêmicas em Cascavel é a falta de leitos para internamento. Caputo manifestou preocupação com a situação da saúde pública municipal e se comprometeu com o deputado envidar esforços para aumentar a infraestrutura da saúde dentro da competência do Estado.

 

De acordo com Caputo, uma das primeiras ações será a liberação de R$ 2 milhões para investimento na rede de atenção básica do município. O secretário informou que os recursos serão destinados para a reforma de 13 postos de saúde em Cascavel.

 

Caputo pediu o apoio de Pacheco em relação as em andamento da ampliação da ala materno-infantil, ampliação do Pronto-Socorro e a construção da Ala de Queimados no HU (Hospital Universitário). “Precisamos que a Unioeste termine essas obras, já que o Estado está em dia com o pagamento das obras”, afirma o secretário.

 

Pacheco também aproveitou a audiência pública para agradecer Caputo por ter enviado, recentemente, uma ambulância para transporte de pacientes no HU. 

 

IMG 0480

 

 

 

Comente com o Facebook