Duas atletas de Cascavel receberam a homenagem pelo terceiro lugar na Surdolimpíada realizada na Turquia
Elas representaram as cores do Brasil e viraram um orgulho nacional, em especial para o Paraná e Cascavel ao conquistarem um lugar inédito no pódio na Surdolimpíada, evento esportivo realizada recentemente na Turquia. Estamos falando das atletas Laelen Brizola e Vaneza Wons que foram homenageadas na quinta-feira (21) a noite na Câmara de Vereadores de Cascavel, com o voto de Congratulações e Aplausos pela Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). A iniciativa partiu do deputado Marcio Pacheco (PPL), que apresentou um requerimento na Alep.
As duas atletas, que moram em Cascavel, foram medalhistas de bronze nos 23º Jogos Surdolímpicos de Verão com a Seleção Brasileira de Futebol Feminina de Surdas. As atletas Josiane Poleski, Aline Kaiser e Vanderléia Gonçalves, que residem em outras cidades do Paraná, receberão a homenagem em outra data a ser marcada.
Em sua 23ª edição, a Surdolimpíada ocorreu em julho em Samsun, na Turquia. Para o esporte brasileiro, o resultado foi histórico. Trata-se da primeira medalha surdolímpica conquistada por mulheres brasileiras e também a primeira medalha surdolímpica obtida por atletas brasileiros em esporte coletivo.
“É uma homenagem justa e um reconhecimento para essas atletas que se superaram e honraram tão bem o nosso País e o nosso Estado”, afirma Pacheco.
O vereador Serginho Ribeiro (PPL) enalteceu o desempenho das atletas. “Fico feliz pelo desempenho dessas jovens e elas mostraram que é possível alcançar os nossos sonhos”, afirma o vereador.
O vereador Olavo Santos (PHS) também se colocou à disposição das entidades representativas dos surdos a fim de colaborar com as demandas dos atletas. O presidente da Federação Desportiva dos Surdos do Paraná, Lucio Rogerio Rodrigues, diz que a conquista das atletas paranaense é um orgulho para a entidade e aproveitou para pedir mais apoio do Estado e dos municípios à modalidade.
As duas jogadoras homenageadas se mostraram agradecidas e emocionadas com a iniciativa do deputado Pacheco. As atletas também pediram as autoridades mais atenção e incentivo ao esporte para os surdos. “Nós temos muita dificuldade para competir porque não tem recursos para os atletas surdos. Esperamos que os gestores mudem essa realidade”, declarou em libras Laelen Brizola, que tem como incentivador a família, em especial o pai, Valdir Brizola.
A outra atleta cascavelense, Vaneza Wons, foi a artilheira da Surdolimpíada, com 12 gols.
Além das autoridades nominadas na matéria, esteve presente o representante da Surdovel, Julio Marcos de Souza.