Por reivindicação de Pacheco, HU de Cascavel receberá ambulância com UTI móvel

 

Deputado elogia a postura do secretário de Saúde Michele Caputo por atender reivindicação 

  

      Em breve, o HU (Hospital Universitário) de Cascavel receberá uma ambulância de suporte avançado (UTI móvel). A informação foi repassada nesta semana pelo diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Sezifredo Paz, ao deputado Marcio Pacheco (PPL), que faz parte da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

         Pacheco havia feito a reivindicação ainda no ano passado durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná ao secretário estadual de Saúde, Michele Caputo. No início deste mês, o deputado voltou a cobrar o pedido, mas desta vez diretamente ao diretor geral da pasta, Sezifredo Paz, que participou de reunião pública na Casa.

 

        Nesta semana o diretor enviou um ofício ao deputado, informando que seu pedido foi atendido pelo secretário Michele Caputo. “É elogiável a postura do secretário de Saúde do Estado que foi sensível a nossa reivindicação, mesmo não integrando a base de governo. Vamos continuar a nossa luta em favor da melhoria no atendimento aos pacientes do Hospital Universitário, bem como de toda a população”, revela Pacheco.  

 

        O HU é uma referência do sistema público de saúde no oeste paranaense, atendendo mais de dois mil pacientes/mês, distribuídos em 40 especialidades. O hospital é administrado pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste).

 

         Atualmente, a ambulância que serve o hospital está em estado precário e já rodou mais de 400 mil quilômetros, conforme constatação feita pelo próprio deputado em visita ao hospital. Tal situação levou Pacheco a pleitear um novo veículo com suporte de UTI móvel para a unidade hospitalar, que atende paciente de Cascavel e região oeste paranaense.

 

      De acordo com o chefe da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, a ambulância com UTI móvel oferecerá mais conforto e segurança aos pacientes, bem como assistência mais rápida e qualificada. Em relação à entrega, Miroslau informou que será em 15 dias, depois dos trâmites burocráticos da cessão ao Hospital Universitário de Cascavel. 

 

        A transferência de pacientes graves é uma rotina em Cascavel, sendo grande parte desse trabalho é feito pelo HU, que é a unidade referência no atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde). O principal diferencial do veículo é a capacidade de se transformar em uma UTI móvel para o transporte de pacientes graves. 

 

       A ambulância já vem com uma série de equipamentos de suporte avançado e ainda opera com sistema elétrico ideal para a instalação de diversos aparelhos essenciais de manutenção à vida.

 

Ambulancia

 

Miguel Portela/Assessoria de Comunicação

Comente com o Facebook