Notícias

Pacheco requer informações sobre contratação de servidores para o Nucria de Cascavel

Pacheco requer informações sobre contratação de servidores para o Nucria de Cascavel

O deputado Marcio Pacheco (PPL) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná requerimento que solicita informações ao Secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, sobre o pedido de contratação de servidores para o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Cascavel.

De acordo com o deputado, o objetivo do nosso pedido é esclarecer sobre o andamento do processo de contratação de profissionais de assistente social, psicólogo e nomeação de delegados aprovados em concurso público para atuação exclusiva no Nucria, bem como o andamento de abertura de concurso público para a contratação de escrivães.

“Há uma demanda de muito grande de atendimento envolvendo crimes praticados contra crianças e adolescentes em Cascavel. Por isso, a necessidade urgente de contratar esses profissionais e dar celeridade e eficácia ao trabalho realizado pelo Nucria”, justifica Pacheco.

Tais demandas por esses profissionais foram apresentadas durante uma audiência pública realizada em Cascavel. Na oportunidade, foi discutida a estrutura da equipe de pessoal que atua no Núcleo, que foi inaugurado no ano passado.

O evento teve a participação de diversas entidades, entre elas o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselhos Tutelares.

O Nucria atua no atendimento às famílias e também para garantir a integridade e a proteção de crianças e adolescentes. Até então, os inquéritos policiais referentes aos crimes praticados contra crianças e adolescentes tramitavam na Delegacia da Mulher, na 15ª Subdivisão de Cascavel e no 1º Distrito da cidade. A criação de uma delegacia especializada tem o intuito em desafogar tais unidades e dar um atendimento particularizado ao público infanto-juvenil. Aproximadamente 500 inquéritos tramitam em outras unidades.

O Núcleo tem importante papel nas investigações relacionadas à violação de direitos de crianças e adolescentes, como crime sexual ou violência doméstica. Além de Cascavel, o Paraná conta com Nucria nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Londrina.

Comente com o Facebook