Notícias

Pacheco prestigia inauguração do 1º Escritório de Compras do Agro do Brasil em Cascavel


Unidade é voltada a capacitação e inclusão dos pequenos agricultores nas licitações públicas de compras

O deputado Marcio Pacheco (Republicanos) participou na tarde desta quarta-feira (12) da inauguração do 1º Escritório de Compras do Agro do Brasil em Cascavel. A unidade tem como principal desafio estimular, via licitações públicas, a compra de alimentos dos pequenos agricultores. O escritório funciona na sede do Sindicato Rural Patronal e conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas.
“O escritório do Agro será uma ferramenta muito importante para os pequenos produtores rurais porque vai incluí-los no mercado de compras públicas. Por isso, essa iniciativa entre o poder público e a sociedade civil organizada tem o meu apoio. Estamos valorizando o agronegócio por meio da agricultura familiar. É o setor que produz alimento para o nosso Brasil”, destaca Pacheco.
Para o funcionamento do escritório, o primeiro do Brasil, o Sindicato Rural Patronal cedeu uma sala e uma funcionária. “Abraçamos a ideia assim que nós foi apresentada. Hoje (12) é uma grande felicidade lançar o escritório piloto do Brasil”, afirma Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel.
Para Orso, a unidade vai oportunizar negócios aos pequenos agricultores, gerando emprego e renda no campo e na cidade. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, também ressaltou a importância da nova ferramenta. “Fizemos essa prática na Prefeitura de Cascavel. É algo que está comprovado que é eficiente e dá resultado. Fico feliz que o Sindicato Rural vai liderar esse processo. Trata-se de uma entidade com uma grande liderança e potencial no agro, que é o nosso DNA”. 
De acordo com dados levantados pelo Sebrae, o volume de negócios gerados pela agricultura familiar nas licitações públicas em Cascavel é de aproximadamente R$ 22 milhões/ano. São números considerados relevantes e demonstram a força da agricultura familiar tanto em Cascavel quanto no resto do Brasil.
No Brasil, por exemplo, o setor emprega cerca de 10 milhões de pessoas e 77% dos estabelecimentos agropecuários, segundo dados do IBGE em 2017. O Escritório de Compras do Agro é uma iniciativa da Prefeitura de Cascavel e conta com o apoio de diversas entidades, como o Sindicato Rural Patronal, Sebrae, Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMIC) e G8.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Picoli, é quem coordenará o escritório.

Comente com o Facebook