O deputado estadual Marcio Pacheco (PDT) participou na tarde de hoje (04) da reunião mensal do Núcleo Regional dos Ostomizados do Oeste do Paraná, que tem sede em Cascavel. O parlamentar atendeu a um convite da direção da entidade e foi uma oportunidade para conhecer os serviços prestados aos ostomizados atendidos pela 10ª Regional de Saúde, que abrange 25 municípios do oeste do Estado.


Fundada em 8 de junho de 1988, a entidade conta com 310 ostomizados e 64 incontinentes urinários. São dez voluntários, entre médico, enfermeira, psicóloga e advogado. Eles têm a responsabilidade de promover o trabalho de conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão dos ostomizados.


“Quero parabenizar o trabalho e a dedicação diária dos voluntários do Núcleo Regional dos Ostomizados. Eles fazem esse trabalho brilhante com amor e dedicação aos pacientes”, afirma Pacheco. Durante a reunião, o deputado ouviu alguns relatos e pedidos de membros da entidade.
Dentre eles a execução de serviços de atenção às pessoas ostomizadas. “A demanda que estiver ao meu alcance na Assembleia Legislativa do Paraná terá o meu total apoio e será o maior prazer de ajudar a entidade”, ressalta Pacheco.


Aliás, na Assembleia Legislativa o deputado tem concentrado suas ações em políticas e ações voltadas as pessoas especiais. Uma delas é o autismo. Pacheco é o autor de várias leis sobre a temática, sendo uma delas a isenção da tarifa de pedágio para os autistas que estão em tratamento de saúde fora de seu domicílio.


A presidente do Núcleo Regional dos Ostomizados do Oeste do Paraná, Wilse Lombardi Passarini, agradeceu a presença do deputado e disse que a entidade vem cumprindo o seu papel de “promover a qualidade de vida aos pacientes. A reunião de trabalho também contou com as presenças da equipe de voluntários, o fundador da entidade, médico Univaldo Sagae, e o vereador Serginho Ribeiro (PDT).


Na oportunidade, o vereador entregou um diploma aprovado pela Câmara Municipal de Cascavel criando o Dia Municipal do Ostomizado, a ser comemorado em 16 de novembro.

O que é pessoa ostomizada?

Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma. Muitos procedimentos cirúrgicos para o tratamento do câncer, por exemplo, acabam gerando estomas.