2019

Pacheco entra na luta por construção de viaduto na BR-277 ligando ruas Munique e Casagrande

O deputado Marcio Pacheco (PDT) protocolou nesta semana um requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), solicitando ao Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a construção de um viaduto ou uma trincheira na BR-277, ligando as ruas Waldemar Casagrande e Munique, na região do Lago Municipal em Cascavel. A construção é uma antiga reivindicação dos moradores e motoristas por causa do grande número de acidentes.

A obra também irá contribuir para melhorar a integração dos moradores, pois vai permitir o acesso da região sul com os demais bairros da cidade. O ponto escolhido para a construção da obra, KM 587 mais 300 metros da BR-277, fica próximo de outro gargalo do trânsito urbano da rodovia, que é o Trevo da Portal.

O local é palco diário de acidentes, alguns com vítimas fatais. O trevo está na 5ª colocação no ranking de quantidades de acidentes na área sob a concessão da Ecocataratas. Para os técnicos, a efetivação da melhoria na região do Lago Municipal eliminaria os riscos de acidentes no referido trevo.

O pedido de Pacheco ao Governo do Estado ocorre depois de uma recente reunião com o comando da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. Na oportunidade, o Comando entregou um estudo técnico detalhado sobre as condições de segurança do tráfego de veículos no perímetro urbano da BR-277 em Cascavel e a necessidade da construção da trincheira ou viaduto no local.

O estudo foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ecocataratas, concessionária responsável pela gestão da rodovia entre o trecho de Foz do Iguaçu a Guarapuava. De acordo com a justificativa do projeto, o perímetro urbano da BR-277 em Cascavel compreende 22 quilômetros por trânsito de pista simples e intenso fluxo rodoviário, sendo considerado um dos mais violentos do país em razão do grande número de acidentes.

Entre 2008 e 2018, foram 2.730 acidentes no referido trecho, segundo a PRF. Uma das razões apontadas é o reduzido número de travessias em desnível, como viadutos ou trincheiras, os quais são distantes entre si, ocasionando tais acidentes.

“Diante da gravidade desse problema que se arrasta há muito, a construção de um viaduto ou de uma trincheira é uma necessidade urgente, pois se trata de uma reivindicação da população e dos motoristas que trafegam diariamente pelo local. Além disso, estaria poupando vidas de famílias”, frisa Pacheco.

De acordo com ele, a melhoria resultaria em uma série de benefícios para o município. Dentre eles a maior segurança e fluidez ao tráfego entre a região sul e o centro da cidade, redução do fluxo de veículos urbanos na rodovia e a integração dos moradores, sobretudo os que residem no Cascavel Velho e seu entorno, com as demais áreas urbanas.

Olindo Periolo

Além da construção do viaduto ou trincheira na BR-277, na região do Lago Municipal, o deputado Marcio Pacheco protocolou outro requerimento para o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, solicitando a construção de alças de acesso no viaduto Olindo Periolo, que liga os bairros Cascavel Velho, Veneza, Presidente e Pacaembu.

Com um custo de quase R$ 7 milhões, a obra foi inaugurada há um ano e meio, mas sem a ligação de trânsito com a BR-277. A licitação para a construção das alças de acesso à rodovia chegou a ser anunciada pelo então governador Beto Richa, mas nunca saiu do papel.

Sem o acesso à rodovia, os moradores utilizam o Trevo da Portal para se deslocarem para outros bairros da cidade. É de conhecimento de todos que o referido trevo é muito perigoso e local de vários acidentes graves. Por isso, esperamos que o Governo do Estado viabilize e atenda essa reivindicação da população cascavelense”, afirma Pacheco.

 

Detalhe do trecho da BR-277 que necessita de um viaduto

 

 

 

 

 

 

 

 

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