Recursos são oriundos de emenda do deputado federal Evandro Roman
Uma crise sem precedentes tem atingido os hospitais filantrópicos do Estado do Paraná e de todo o País. São instituições sem fins lucrativos e que atendem majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso Hospital Santo Antônio de Guaraniaçu. A realidade da instituição foi apresentada ao deputado Marcio Pacheco (PDT), que desde o início do ano vem intermediando a liberação de R$ 200 mil diretamente com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Na última sexta-feira (24), os recursos, oriundos de emenda do deputado federal Evandro Roman (PSD), foram depositados na conta da Fundação de Saúde Santo Antônio, que administra o Hospital.
De acordo com a Fundação, o montante será utilizado para pagamento de médicos e fornecedores, aliviando em parte os problemas financeiros da unidade hospitalar, que presta serviço de pequena e média complexidade a pacientes de Guaraniaçu.
“Nós sabemos das dificuldades financeiras do Hospital Santo Antônio e por conta disso passei a me empenhar para que esses recursos fossem liberados o mais rápido possível em prol da saúde do município. É um dinheiro que vem em boa hora e a saúde não pode esperar”, afirma Pacheco.
O deputado agradeceu a toda a equipe da Secretaria de Saúde do Paraná, em especial ao secretário Paulo Preto que se mostrou sensível ao pedido de liberação da verba para a instituição. A articulação também contou com o apoio do chefe da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, João Gabriel Avanci.
Pacheco destaca ainda a preocupação do deputado Roman, autor da emenda, com a saúde dos paranaenses. “Com certeza, esse esforço conjunto auxilia muita a saúde, uma área que sempre exige investimentos e nós não podemos abdicar de nenhum recurso para os municípios e vamos lutar pelas emendas empenhadas”, completa.
Por se tratar de recursos públicos, os valores já estão disponíveis em conta da Fundação de Saúde Santo Antônio, que é presidida por Odete Catarina Secchi.
O prefeito de Guaraniaçu, Osmário Portela, agradeceu o esforço dos parlamentares em prol da comunidade guaraniaçuense.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas há anos pelo Hospital Santo Antônio e queremos agradecer aos deputados (Roman e Pacheco) pela preocupação com a saúde do municípios”, destaca o prefeito. Ele também agradeceu a ajuda da população que “por meio de suas associações e entidades realizam eventos e fazem doações de recursos para permitir que a entidade continue com suas atividades”.
O chefe do Executivo Municipal também garante que continuará realizando os repasses mensais para auxiliar no pagamento dos plantões médicos e fará o todo possível dentro das possibilidades financeiras do município para que as atividades na área de saúde sejam mantidas pelo Hospital.