Pacheco: “A nomeação dos agentes penitenciários é extremamente necessária e urgente”

 

Concursados podem ser nomeados em breve. Ampliação é uma necessidade

 

Como temos visto através da imprensa, o sistema penitenciário vive o caos em todo o País. No Paraná o sistema também é caótico. Em virtude das superlotações são comuns as tentativas de fuga e rebeliões violentas, como as que aconteceram em Cascavel e Guarapuava em 2014 e 2015, contribuíram para aumentar o descontentamento de profissionais de segurança e da população com relação a eficácia das medidas da segurança pública.

 

Sindarspen

A ampliação é uma necessidade emergencial (foto: João Guilherme/Assessoria de Comunicação) 

 

Com o intuito de solucionar o problema da falta de efetivo nos presídios, o deputado Marcio Pacheco (PPL) protocolou Requerimento solicitando agilidade nos processos de nomeação dos aprovados no concurso público para o cargo de Agente Penitenciário – relativo ao Edital 016/2013. No Paraná o total de vagas em aberto para o cargo é de 684. Desse total, 140 resultam de demissões e aposentadorias – o que demonstra que a idade média dos servidores está subindo aliada a diminuição do efetivo.

 

Segundo o advogado do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná), Jairo Ferreira Filho, o departamento penitenciário já reconheceu uma defasagem de 58% do efetivo de agentes na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). “Atualmente são 25 agentes trabalhando durante o dia na PEC. Mas é importante considerar que o projeto inicial que previa 70”. Ou seja, não é número suficiente para atender aos mais de 800 presos que ocupam as selas da casa prisional.

 

Pacheco pediu que o governador considere ampliar o número de vagas de agentes penitenciários de maneira emergencial, aproveitando o concurso público que vencerá em julho. “Não podemos esperar que o nosso Estado passe novamente por situações de absurda violência como rebelião da PEC, onde houver decapitações. Também não queremos a brutalidade vista na rebelião acontecida no Complexo Penitenciário Anísio Jobin, em  Manaus, que resultou em 56 mortes e 184 fugas. Por isso peço que o governador destine parte dos R$ 45 milhões, recebidos do Governo Federal, para contratar os aprovados no último concurso para Agente Penitenciário”, argumentou o parlamentar.

 

Confira o Requerimento apresentado pelo deputado:

 

Assista:

*Pacheco requer a nomeação de novos agentes

*Entrevista CATVE

 

 

João Guilherme/Assessoria de Comunicação

Comente com o Facebook