Notícias

Fórum Estadual sobre autismo reúne entidades de todo o Paraná e é bastante prestigiado

O 1º Fórum Estadual de Entidades Ligadas a Causa do Autismo marcou a celebração hoje (02), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento, proposto pelo deputado Marcio Pacheco (PDT) e com o apoio do senador Flavio Arns (Rede), foi considerado um sucesso e reuniu diversos parlamentares e lideranças de entidades ligadas ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo.

 

 

O Fórum teve como foco a necessidade de se aprender mais sobre a realidade de pessoas com o TEA, que atinge mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. O evento foi transmitido ao vivo pelo facebook da Alep. “Decidimos promover este encontro com lideranças de APAES e entidades ligadas à causa, para entender mais sobre o autismo. Queremos ouvir delas o que têm de experiência para compartilhar este conhecimento”, afirmou Pacheco.

 

Mais de 30 associações participaram do evento, que teve como mote o slogan “Ideias, Experiências e Aspectos Legais”. Rafael Sallet, presidente da União dos Pais Pelo Autismo (UPPA), entregou em nome de todas as entidades paranaenses uma carta ao Poder Legislativo como encaminhamento do fórum. “Esta reunião é um marco. Como forma simbólica aprovamos a ‘Carta Azul: um pacto pelo autismo’, que foi construída em conjunto com propostas e princípios defendidos na defesa da causa do autismo”, explicou.

 

Por sugestão das entidades, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado hoje (02), também marcará a criação e a fundação da Federação Estadual de Entidades ligadas ao Autismo, cujo organização e estatuto serão realizados em breve.

 

De acordo com Maria Goretti Lopes, superintendente de atenção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o debate realizado durante o Fórum dá subsídios ao aprimoramento do que já é aplicado como política de Estado. “Precisamos de educação, de ações desta Casa de Leis e do apoio da sociedade civil organizada para avançar cada vez mais”, falou, ressaltando os atendimentos no Serviço de Proteção Social.

 

Para Samantha Sitnik, presidente da Associação de Mães de Autistas de Cascavel, que reúne 170 famílias, é importante manter a troca de conhecimentos para difundir as novidades da pesquisa científica. O fórum contou ainda com a palestra “Como constituir e manter uma Associação”, ministrada pela advogada Elizabete Pereira, abordando os aspectos legais para que as entidades mantenham sua efetividade no atendimento ao público inserido no TEA.

 

De acordo com ela, é preciso observar todos os aspectos técnicos e jurídicos para que as associações e federações não percam o foco e se deparem com complicações que são fáceis de contornar com planejamento. “Os estatutos devem ser bem elaborados e cumpridos à risca, para evitar problemas com as prefeituras ou mesmo o Tribunal de Contas”, destacou.

 

O 1º Fórum Estadual de Entidades Ligadas a Causa do Autismo foi considerado histórico por reunir ativistas, influenciadores, pessoas que estão se juntando pela primeira vez para lutar pela causa, lideranças de entidades ligadas ao tratamento do TEA e deputados estaduais.

 

Participaram da audiência pública ainda os deputados: Arilson Chiorato (PT); Evandro Araújo (PSC); Professor Lemos (PT); Do Carmo (PSL); Nelson Luersen (PDT); Marcel Micheletto (PR); Delegado Jacovós (PR); e Subtenente Everton (PSL). Também o vereador de Curitiba, Pier Petruzziello; o diretor do Departamento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Felipe Braga Cortes; Rafael Bertoldi, representando o senador Flávio Arns; e Orlando Serafim, representando o superintendente de Diálogo e Interação Social do Governo do Estado, Mauro Rockenback.

 

Entidades presentes

* AKA – ARAUCÁRIA

* FLORIDA TECH

* PASTORAL DA SAÚDE

* UPPA – CURITIBA

* VIVENDO A INCLUSÃO – CURITIBA

* APAAC – COLOMBO

* CLUBE DE MÃES SANTA CANDIDA – CURITIBA

* APROAUT – PONTA GROSSA

* UFA – PARANAGUÁ

* ABRAÇA – NACIONAL

* AMAA – APUCARANA

* INPODERI – CURITIBA

* GRUPO DE PAIS DE IMBITUVA – IMBITUVA

* APAE – IMBITUVA

* APAE – IRATI

* ANJO AZUL – CURITIBA

* INSTITUTO COLIBRI – LARANJEIRAS DO SUL

* AFECE – ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA

*GRUPO DE PAIS – CRUZ MACHADO

* IFPR CURITIBA

* APAT – ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ARTETERAPIA

* APAE – FAZENDA RIO GRANDE

* ASPAS – FOZ DO IGUAÇU

* SDIS

*AMAC – CASCAVEL

* ICO PROJECT – CURITIBA

Comente com o Facebook