Um levantamento feito pelo Instituto Vox Data, entre 15, 16 e 17 de julho, indica um empate técnico na corrida à Prefeitura de Cascavel no segundo turno das eleições municipais de 2020. De acordo com a pesquisa, o deputado Marcio Pacheco (PDT) e o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) têm, respectivamente, 49% e 51% das intenções de voto do eleitor cascavelense.
O levantamento foi realizado nas cinco regiões de Cascavel – norte, sul, leste, oeste e centro – e indica que nada está definido e que a disputa iria para o segundo turno. Nesse cenário, iria se repetir a “briga” ocorrida nas eleições de 2016, quando Pacheco e Paranhos se enfrentaram pela primeira vez.
O Instituto Vox Data foi a seguinte pergunta aos entrevistados: “Se as eleições fossem para o segundo turno entre Pacheco e Paranhos, qual candidato você votaria?”. O prefeito Paranhos foi citado por 51% dos eleitores, enquanto 49% disseram que votariam em Pacheco.
A pesquisa também fez outras simulações de segundo turno. Numa disputa entre Pacheco e Edgar Bueno, o deputado estadual venceria com 69% dos votos contra 31% de Bueno. Contra Evandro Roman (PSD), Pacheco também venceria com 71% dos votos contra 29% de Roman.
Primeiro turno
Em relação ao primeiro turno, o levantamento feito pelo Instituto Vox Data indica que haverá segundo turno. Na estimulada (quando apresenta a relação de nomes), Paranhos tem 36% dos votos contra 24% de Pacheco, 17% de Edgar Bueno e 5% de Evandro Roman.
Rejeição
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em qual candidato jamais votaria. Conforme o estudo, 42% não votariam no ex-prefeito Edgar Bueno, 25% no atual prefeito Paranhos e apenas 10% em Pacheco.
Fonte: Assessoria e Jornal O Paraná