Assembleia aprova projeto que concede a Cascavel o título de Capital do Oeste

Proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Marcio Pacheco

Cascavel passa a ter direito a agregar oficialmente o Título de Capital do Oeste do Paraná. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), os deputados estaduais aprovaram, em primeiro turno, o Projeto de Lei 188/2017, de autoria do deputado Marcio Pacheco (PDT), que concede ao município o Título de Capital do Oeste.
“Cascavel não para de crescer graças ao arrojo e a pujança de seus moradores. Atualmente, a cidade ostenta inúmeros destaques positivos em diversos setores. Por conta disso, a cidade ganhou, informalmente, o apelido de Capital do Oeste. Eu entendo que é merecido e justo essa homenagem”, justifica Pacheco.
De acordo com ele, a aprovação da matéria na tarde de hoje (17) na Alep é mais um passo para oficializar esse título. O passo final será a sanção do projeto de lei pelo Executivo Estadual.
A tramitação da proposição na Alep durou dois anos e meio e a sua aprovação ocorre um mês depois do aniversário da cidade, que completou 68 anos no dia 14 de novembro. Para atingir o destaque regional, foi um longo caminho percorrido.
A cidade cresceu e se tornou a sede da Região Metropolitana, polo estratégico do Mercosul e o quinto município mais populoso do Estado – em agosto de 2019 a população estimada era de 328.454 habitantes, segundo o IBGE.
Emancipada em 14 de novembro de 1951 do município de Foz do Iguaçu, Cascavel experimentou vários ciclos econômicos, destacando-se o da madeira nas décadas de 30,40, 50 e 60 e o da agricultura a partir da década de 70.
A cidade também virou destaque nas áreas de prestação de serviço, comércio e polo universitário, com mais de 20 mil estudantes, matriculados em diversas instituições de ensino superior. Devido a sua posição estratégica no Mercosul, Cascavel é apontada como uma das metrópoles do futuro e está na lista das 70 melhores cidades brasileiras para se construir uma carreira profissional.
O município é considerado o centro político e econômico da região Oeste do Estado, que compreende 51 municípios, com mais de 1,5 milhão de habitantes. “Cascavel é uma cidade que abre oportunidades para todos que moram aqui e projetam um futuro melhor. Por isso, a nossa homenagem para esta cidade tão linda de se viver e morar”, destaca o deputado.
Esse desenvolvimento lhe rendeu de maneira informal o apelido de Capital do Oeste, que agora está sendo incorporado ao seu nome.