Notícias

Aprovado projeto que inclui evento de Pentecostes no calendário oficial de Turismo do Paraná

Por 42 votos, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (18/12), em turno final, o Projeto de Lei 263/2017, de autoria do deputado Marcio Pacheco (PPL), que inclui no Calendário Oficial de Turismo do Estado a tradicional Festa de Pentecostes em Cascavel. O evento completou neste ano a sua 29ª edição e reuniu milhares de fiéis de várias partes do Paraná.
“Trata-se de um evento de grande importância aos católicos da cidade de Cascavel e também de outros municípios da região. Por isso, a inclusão do evento na rota do turismo no Paraná”, explica o deputado. O coordenador da Festa neste ano, Rondinelle Batista, diz que a iniciativa é o reconhecimento pelo trabalho realizado.
“É uma celebração tradicional e conhecida da comunidade católica. Com essa aprovação, a Festa de Pentecostes vai se difundir ainda mais para outras cidades”, afirma Rondinelle. De acordo com ele, Cascavel também ganha com a medida, pois movimenta a economia local com a vinda de visitantes.
Rondinelli, porém, enfatiza que o objetivo da celebração “é viver um perene pentecostes todos os dias”. Rondinelle compartilha a organização do evento com Márcio Ribeiro, que é o coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC). A festa conta com a participação de diversos grupos religiosos e culturais do município.
A ideia do evento partiu do ex-vereador Miguel Porfírio, que ao retornar do Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica, em 1988, realizado no Santuário de Aparecida, decidiu organizar o primeiro Pentecostes, naquele ano.
O encontro ocorreu no Ginásio de Esportes Sergio Mauro Festugatto, reunindo cerca de 4 mil pessoas. No decorrer dos anos, a celebração ganhou corpo e se difundiu pela cidade e região, atingindo o número recorde de 35 mil participantes.
“O Pentecostes já faz parte da agenda de Cascavel e agora está incluído no roteiro turístico do Paraná”, afirma Pacheco. O Pentecostes é considerado uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e de Maria, sua mãe.
A festa é realizada anualmente em junho, no domingo seguinte ao Dia de Pentecostes. Com a aprovação ontem (18/12) em plenário, o projeto segue para a sanção do Executivo Estadual.