Lei que trata do incentivo ao enoturismo foi sancionada pelo governo do Estado
Os produtores de uvas e vinhos de Capitão Leônidas Marques, no oeste do Paraná, vão ganhar um novo incentivo em busca na melhoria da qualidade da produção. O município foi incluído oficialmente na Rota do Vinho, cuja lei 19.151 foi sancionada pelo governo do Estado. A inclusão do município ocorreu graça a uma emenda apresentada pelo deputado Marcio Pacheco (PPL), que faz parte da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa do Paraná.
A lei sancionada já foi publicada em Diário Oficial do Estado em 28 de setembro. O objetivo da criação da Rota do Vinho é incentivar a produção no Paraná, desenvolver o turismo nas regiões produtoras e, principalmente, gerar emprego e renda no Estado.
De acordo com Pacheco, a ideia de incluir Capitão Leônidas Marques nasceu em uma visita ao município. “Isso demonstra o nosso comprometimento com a cidade. Já a sanção da lei é um reconhecimento ao município pela produção de uvas e vinhos”, ressalta o deputado.
A partir de agora, a expectativa é impulsionar a produção industrial e artesanal da cadeia vinícola, visando o fortalecimento da agricultura familiar de Capitão Leônidas Marques. Para Pacheco, o município, além da produção de uvas e vinhos, reúne outros requisitos para atrair os turistas, como a receptividade e hospitalidade dos moradores.
A lei foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto, Chico Brasileiro e Maria Victória. Dos 36 municípios que fazem parte da Rota do Vinho, 12 estão no Sudoeste, nove no Oeste, seis na Região Metropolitana de Curitiba, dois no Sul, Centro-sul e Norte e um município fica no Noroeste.
A Rota do Vinho tem o objetivo de incentivar a produção de vinho e promover o enoturismo no Estado, gerando emprego e renda à população. O Paraná é o quarto produtor nacional de uvas, ficando atrás do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.
As uvas – de mesa e para processamento – representaram 3,9% do volume de frutas produzidas no Estado. Francisco Beltrão, no sudoeste, é o maior produtor.
Com a lei, a Rota do Vinho será incluída no Calendário Oficial do Estado.