70% DOS POLICIAIS CIVIS ESTÃO COM COLETES À PROVA DE BALAS VENCIDOS

 

 

Deputado Marcio Pacheco questiona SESP sobre Coletes Balísticos

 

            Quando na rua vemos um policial trajando colete à prova de balas, a impressão é que o profissional está protegido caso seja atingido por um disparo de arma de fogo. Mas, no Paraná as coisas não são bem assim…

          

           Segundo dados divulgados pela Gazeta do Povo, 70% dos coletes balísticos que os Policiais Civis tem a disposição para uso em operações estão vencidos. Ainda segundo o jornal, muitos dos coletes venceram em Outubro de 2014.   Dados da Associação dos Delegados do Paraná (Adepol) apontam que cerca de três mil dos quatro mil e trezentos servidores da Policia Civil estão com esses equipamentos vencidos.

 

           Com base nessas denuncias o integrante da Comissão de Segurança da ALEP, Deputado Marcio Pacheco, requereu envio de ofício ao Secretário de Segurança, Wagner Mesquita, solicitando informações sobre o recebimento e distribuição de novos coletes balísticos para os Delegados, Policiais Civis e Militares do Estado. Segundo Pacheco “não há como trabalhar tranquilo sabendo do risco que estão correndo. Não é sem propósito que 42 Delegados, de todo o Estado, estão se recusando a participar de operações enquanto essa situação não for solucionada. É inadmissível esses profissionais arrisquem suas vidas e o bem estar de suas famílias por incompetência do Governo do Estado”, concluiu. 

 

            No ofício enviado ao Secretário Wagner Mesquita, Pacheco listou demandas que espera solução:

 

1- Qual a data da abertura da licitação para compra de novos coletes balísticos?

2- Após homologado o resultado, qual o prazo para a empresa vencedora realizar a entrega?

3- Qual a quantidade de coletes que serão adquiridos?

4- Qual o prazo para distribuição aos policiais?

5- Qual o número de coletes vencidos?

6- Se existem coletes vencidos sendo utilizados por policiais e qual a quantidade?

7- Se a Secretaria receberá coletes doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)e qual a quantidade e previsão de entrega?

8- Qual o número de coletes em perfeitas condições de uso atualmente?

 

Pacheco PF

Comente com o Facebook