Em Cascavel, o deputado indicou ao programa a inclusão dos colégios Brasmadeira e Olivo Fracaro
As aulas presenciais estão sendo retomadas gradativamente na rede estadual de ensino no Paraná. O período letivo inicia com novidades: a implantação do programa de colégios cívico-militares. Em Cascavel, cinco colégios aderiram ao programa, sendo que dois deles – Brasmadeira e Olivo Fracaro – foram indicação do deputado Marcio Pacheco.
“Estou muito feliz em fazer parte desse processo, que tem o objetivo de melhorar e transformar a educação dos estudantes paranaenses”, afirma Pacheco. Ele também não tem dúvida que o programa, além de beneficiar os alunos, irá ajudar as comunidades.
Civismo, honestidade, respeito e estudo de excelência servem para guiar o modelo. Em Cascavel, o modelo cívico-militar está iniciando, além dos colégios Brasmadeira e Olivo Fracaro (localizados na região norte da cidade), no Júlia Wanderlei, Cataratas e Santos Dumond.
As aulas presenciais foram retomadas na segunda-feira (10). O modelo está sendo implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado. O investimento é de aproximadamente R$ 80 milhões e atende 129 mil alunos. Trata-se do maior projeto do país nessa área.
Os colégios cívico-militares funcionarão com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.
Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.