O deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos) protocolou, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), um novo requerimento ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando a liberação urgente dos trechos já duplicados da BR-163, entre Lindoeste e Capitão Leônidas Marques.
O requerimento foi endereçado ao superintendente do DNIT/Paraná, Hélio Gomes da Silva Junior. O documento ganhou mais força ainda em razão da mobilização realizada no dia 21 de maio em Lindoeste, solicitando a liberação imediata dos trechos já duplicados e a conclusão das obras na BR-163.
Trata-se do segundo requerimento sobre o mesmo assunto protocolado pelo deputado Pacheco à superintendência do órgão no Paraná – o primeiro ocorreu em 22 de março de 2021. Para Pacheco, a rodovia tem uma grande importância ao setor produtivo estadual e nacional.
“A BR-163 é um dos principais corredores de escoamento da produção e integração entre os três estados do Sul do Brasil. A duplicação, entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques estava prevista para ser entregue em 2017, mas isso não aconteceu. Há trechos já duplicados, porém, não foram liberados para os motoristas. Isso gera muitos transtornos e insegurança aos motoristas, com longas filas de veículos e riscos de acidentes”, ressalta Pacheco.
De acordo com o deputado, o novo requerimento reforça a mobilização das entidades da sociedade civil organizada que voltaram a cobrar uma solução imediata ao DNIT sobre os problemas gerados por conta do atraso na entrega da duplicação da BR-163.
A mobilização da semana passada foi organizada pela Associação das Câmaras Municipais e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop). Vereadores de Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques representaram a entidade.
O evento reuniu lideranças políticas e da sociedade civil organizada, dentre eles o Padre Irineu Nicolau Back, da Paróquia Cristo Rei, em Lindoeste.
Texto: Miguel Portela
Fotos: João Guilherme/Assessoria Marcio Pacheco