2020

PR-180 | Pacheco apresenta novo requerimento cobrando pavimentação Cascavel-Cafelândia

Obra é uma antiga reinvindicação e vai beneficiar os moradores da Colônia Melissa e Central Santa Cruz

O deputado Marcio Pacheco (PPL) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um requerimento solicitando informações sobre a elaboração do novo processo de licitação para a elaboração do projeto executivo da pavimentação da PR-180, entre Cascavel e Cafelândia. O pedido do deputado decorre em razão do cancelamento pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do processo de licitação que havia sido aberto em 2017 para a pavimentação do referido trecho, que tem 34 quilômetros de extensão.


O asfalto é uma antiga reinvindicação da população, em especial dos agricultores que utilizam a via para escoar a produção agropecuária e o transporte geral. O requerimento foi aprovado em plenário nesta semana e agora segue para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para analisar e responder à solicitação.


O processo licitatório para a contratação de empresa visando a elaboração dos projetos executivos para a pavimentação da PR-180 tiveram início em 2017, mas por questões técnicas e jurídicas foram canceladas em 2020. Ocorre que, recentemente, o DER autorizou novos procedimentos licitatórios nas PRs 574 e 575, porém, deixando de fora o da PR-180.


“O governo do Estado tem ouvido os pedidos das comunidades e a pavimentação da PR-180 é um deles. Por isso, esperamos pela autorização dessa licitação o mais rápido possível”, afirma Pacheco. De acordo com ele, o asfalto irá melhorar o escoamento da safra agrícola, bem como a diminuição de custos operacionais dos agricultores e comerciantes que têm muita dificuldade de trafegar pela via em dias de chuva.


A rodovia estadual é responsável pelo escoamento de aproximadamente 5 mil toneladas de grãos por ano. Para Pacheco, a pavimentação é possível, uma vez que o próprio DER informa que não haverá necessidade de desapropriação de terra ao longo da estrada.


O trecho tem grande importância histórica e econômica, pois se trata da primeira ligação entre Cascavel e Cafelândia, passando pela Colônia Melissa (Cascavel) e o distrito de Central Santa Cruz (Cafelândia). A via serviu de transporte de madeira durante o desenvolvimento da região e agora dos produtos agropecuários.


Além de Cascavel e Cafelândia, a obra também beneficiará outros cinco municípios: Jesuítas, Nova Aurora, Formosa do Oeste, Quarto Centenário e Goioerê. O requerimento aprovado nesta semana na Alep também tem a assinatura do deputado Michel Micheleto (PR).

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