Notícias

Berenice Piana deixa recado para as mães de autistas: “Nunca desistam de seus filhos”

Com slogan “Nunca, nunca, nunca desista de seus filhos”, a ativista Berenice Piana abriu na noite de ontem (04) o 1º Congresso Estadual sobre Autismo que prossegue hoje (05) e se encerra amanhã (06) na Unipar (Universidade Paranaense) em Cascavel. O evento, que é promovido pelo deputado Marcio Pacheco, Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel) e Unipar, tem o objetivo de debater e difundir conhecimento sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O Congresso é inédito e reúne mais de 800 pessoas inscritas oriundas de diversos municípios do oeste e de outras regiões do Estado do Paraná. O evento, que é gratuito, tem como público alvo pais, famílias de crianças autistas e profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.

Em sua palestra, Berenice contou o caminho para a criação e a aprovação da Lei Federal 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A proposta foi sancionada em dezembro de 2012 e ficou conhecida como Lei Berenice Piana.

Ela assegura o acesso aos serviços de saúde, como o diagnóstico precoce, o atendimento multidisciplinar, a nutrição adequada, os medicamentos e outras ações voltadas ao atendimento aos autistas. A lei também assegura o acesso à educação e a assistência social.

Mãe de um filho com TEA, hoje com 23 anos, Berenice é considerada o principal nome do ativismo autista no Brasil. Com seu exemplo, ela espera inspirar muitas pessoas a se juntar a luta em favor das pessoas especiais e deixou um recado para as mães.

“Procurem ajuda, não se isolem e não isolem os seus filhos. Eles têm todo o direito, enquanto ser humano, viverem em sociedade e serem felizes. Por isso, nunca, nunca, nunca desistam de seus filhos”.

Aumento de casos

Durante a sua palestra, Berenice alertou sobre o crescimento de casos de TEA no mundo, conforme pesquisas divulgadas pela bióloga americana Stephanie Seneff. De acordo com as pesquisas, atualmente 1 a cada 45 crianças nos Estados Unidos nasce com autismo – os índices estão aumentando em 120% desde 2000.

“É a deficiência de desenvolvimento que mais cresce no mundo. Se continuar nesse ritmo, em 2025, uma em cada duas crianças desenvolverá o autismo. Isso é muito preocupante”, alerta Berenice. Com bases nas pesquisas realizadas por Stephanie Seneff, o grande culpado pelo aumento das taxas de autismo é o uso do glifosato na alimentação.

“Aqui (região oeste) a agricultura é predominante e o problema é ainda pior porque respiramos veneno usado nas lavouras”, frisa. Além do autismo, o uso excessivo de glifosato estaria ligado com o aumento de outras doenças, como Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.

A abertura do evento também teve a palestra da a Psiquiatra Dra. Júlia Farage Saito, que discorreu sobre as dificuldades e os desafios no atendimento às pessoas com autismo.

 

Sucesso

Para o deputado Marcio Pacheco, o Congresso Estadual sobre Autismo já rompeu os objetivos propostos pelos organizadores. “É muito gratificante ver um auditório lotado de pessoas interessadas em debater o autismo. Com certeza, elas serão multiplicadoras de informações para toda a sociedade, que ainda tem um grande preconceito e desconhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista”, destaca.

Dentre as autoridades presentes no evento a presidente da Amac, Samantha Sitnik, o diretor do campus de Cascavel da Unipar, Gelson Luiz Uecker, o diretor da Secretaria de Ação Social, Emílio Martini, o promotor Luciano Machado de Souza, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Marisete Rodrigues e a representante da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Francielle Cordeiro.

 

 

Serviços

Palestras

Data: 05 de abril

Horário: 18h30min

Local: Unipar em Cascavel

Palestrantes: Joelma Alkmin (Desafios das famílias nos casos mais graves de autismo); Marcos Diel (Manejo comportamental de pessoas com TEA) e Juliana Pinheiro (autismo, um olhar neuropsicopedagógico).

 

Data: 06 de abril

Horário: 18h30min

Local: Unipar em Cascavel

Roa de debates com os palestrantes Juliana Pavesi, Talvany de Oliveira, Júlia Saito, Jorge Luiz dos Santos, Vinícius Fontanela e Claudia Gallert.

Comente com o Facebook