Notícias

Deputado Marcio Pacheco entrega Menção Honrosa para a Escola de Educação Especial Nilza Tartuce que está completando 60 anos de atuação em Curitiba

Na manhã desta terça-feira (11/06) o deputado estadual Marcio Pacheco, em visita à Escola de Educação Especial Nilza Tartuce, realizou a entrega do título de Menção Honrosa concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) a seu pedido, em comemoração aos 60 anos de excelentes serviços prestados, sendo especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial.

A instituição atende a aproximadamente 300 crianças, adolescentes e suas famílias. Na escola são atendidas crianças e adolescentes com idade entre zero a 15 anos e 11 meses, com diagnóstico de deficiência intelectual e/ ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Estamos celebrando os 60 anos dos serviços prestados com excelência pela escola Nilza Tartuce, referência no ensino especial e no desenvolvimento das crianças e adolescentes com deficiência. Estou honrado em poder fazer parte desta data tão especial”, ressaltou o Deputado Estadual Marcio Pacheco.

A Escola Nilza Tartuce, que tem como mantenedora o Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (COCEC), é uma instituição não governamental, civil, privada, filantrópica, com certificação de Utilidade Pública Municipal e Estadual, inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social e chancelada pela UNESCO. Especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial.

“ Agradeço imensamente ao deputado estadual Marcio Pacheco. Esta menção honrosa é o reconhecimento ao trabalho realizado por essa grande equipe que constituí esta escola de educação especial”, afirmou Dirceu Vaz, presidente do Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (COCEC), mantenedora da instituição.

Em comemoração aos 60 anos, o COCEC está promovendo o II Seminário PcD: Atitudes para inclusão, respeito e expressão de cidadania. Nesta segunda edição, o evento tem omo tema “Educação para todos: 60 anos compartilhando práticas inclusivas e inovadoras”, e acontecerá no dia 15 de junho, sábado, no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), durante todo o dia, das 08h30 às 17h30. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.escolaespecialnilzatartuce.org.br , pelo preço de R$ 89,90 + taxa de serviço de R$ 2,25.

“Celebrar o aniversário da escola é sempre importante para nós, e a forma escolhida foi através da propagação de conhecimento, deixando esse legado para a nossa comunidade”, diz Ana Maria Lima Zem, vice-diretora da Unidade Centro.

Trajetória – Fundada em junho de 1964, por iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e um grupo de pais, com o apoio da psicóloga Nilza Tartuce, tem como missão articular assistência social, educação e saúde. Atualmente possui duas sedes: Unidade: Centro Cívico com Estimulação, Educação Infantil e Ensino Fundamental de 0 a 11 anos de idade na Modalidade Educação Especial. Unidade Passaúna com Ensino Fundamental para adolescentes de 12 a 15 anos e 11 meses na Modalidade Educação Especial.

A escola possui uma equipe multidisciplinar composta por aproximadamente 100 profissionais entre professores especializados, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, odontopediatra, médicos (neurologista, psiquiatra, pediatra), pessoal administrativo e de serviços gerais.

Panificadora Escola – Inaugurada em 1997, o Programa da Panificadora Escola surgiu com objetivo de oferecer iniciação profissional aos alunos com Deficiência Intelectual e TEA. O programa cresceu e desde 2008, é oferecido aos pais de alunos e comunidade escolar os cursos de formação em Auxiliar de Confeitaria e Auxiliar de Panificação, com conteúdo que corresponde à realidade atualizada do mercado de trabalho. Os cursos têm 40 horas de formação e acontecem regularmente durante o ano.

Para auxiliar na manutenção deste programa, a panificadora produz e vende sob encomenda uma linha de produtos como bolachas, pães, salgados, doces e bolos, sendo a queijadinha já reconhecida como a melhor de Curitiba. Sazonalmente a panificadora escola fabrica produtos para as épocas da Páscoa e Natal.

O curso fornecer certificação emitida pelo Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (COCEC) e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Paraná – SIPCEP. Inscrições e informações: pelos telefones (41) 3252-7354 e (41) 99233-2730.

Comente com o Facebook