O deputado Marcio Pacheco (Republicanos) participou na tarde desta quinta-feira (09) da entrega do título de Cidadã Honorária de Cascavel à Doutora Hi Kyung Ann. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores de Cascavel.
“É uma grande alegria participar dessa justa homenagem à Doutora Hi. Trata-se de uma profissional de saúde exemplar e que há muitos anos presta relevantes serviços na área médica, em especial pelo pioneirismo no transplante renal em Cascavel”, destaca Pacheco.
De acordo com o parlamentar, a nova cidadão honorária de Cascavel faz o seu trabalho pautado pela amor e dedicação à medicina e pacientes. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Serginho Ribeiro (PDT), que comandou a cerimônia. O título contou com o apoio dos demais vereadores da Câmara de Cascavel.
O Plenário da Câmara Municipal ficou repleta de familiares, amigos e admiradores da médica. Hi está há 38 anos em Cascavel. Ela é uma das pioneiras no transplante renal na cidade. A médica é responsável por de 350 transplantes, salvando vidas. Nascida na Coreia do Sul em 8 de abril de 1953, a Doutora Hi chegou ao Brasil em 1967.
A família veio morar em São Paulo. Em 1979, se tornou graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em dezembro de 1983, foi convidada para montar uma equipe de Transplante Renal, no pela direção do antigo Hospital Nossa Senhora Salete, em Cascavel.
Em 14 de setembro de 1984, ela participou do primeiro transplante renal de Cascavel e do oeste do Paraná – uma equipe formada com Dr. Milton Taraka, Dr.Tomaz Tanakz e Dr. e Osvaldo Pedroso Jr.
Comente com o Facebook