Recursos para a obra foram viabilizados pelo deputado Marcio Pacheco
“O sonho da construção do Espaço Inclusivo, para atender crianças especiais, na região do Lago Municipal de Cascavel, está cada vez mais próximo de virar realidade”. A frase é do deputado Marcio Pacheco (PDT) ao comentar o resultado da tomada de preço 03/2020 que habilitou três empresas para o certame. O valor máximo da licitação é de R$ 466.839,56, recursos conquistados pelo deputado no Ministério do Turismo.
A abertura dos envelopes com as propostas ocorreu ontem (02) na Sala de Licitações do Departamento de Compras e Administração e o resultado da habilitação das concorrentes foi publicado (03). Foram consideradas aptas a seguir na concorrência as seguintes empresas: BC Construtora Ltda, Construpar Construções e GD2 Administradora de Obras Ltda, todas com domicílio em Cascavel.
Com a publicação do resultado, inicia-se o prazo de cinco dias úteis para a apresentação de recursos. Após essa fase recursal, a Comissão de Licitação marcará uma data para a abertura de envelopes com as propostas de preços das concorrentes habilitadas.
Será considerada vencedora do certame a empresa que cumprir todos os requisitos do edital, ser considerada habilitada e apresentar proposta de preços com o menor preço global para o serviço.
O deputado Marcio Pacheco, que trouxe os recursos para Cascavel, comemorou o início efetivo da licitação pública. “É um grande passo para a construção, de fato, do Espaço Inclusivo. Nós temos um compromisso com a inclusão das pessoas especiais e esse projeto foi pensando como muito carinho para atender as pessoas especiais do nosso município”, afirma o deputado.
De acordo com ele, a ideia inicial foi discutida amplamente com as entidades do setor, como a Apae (Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais), a Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel), a Associaçao Olhar Down, a Acas (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos) e o Paradesporto de Cascavel.
São entidades que lutam por um local que contemple a acessibilidade. “O Espaço Inclusivo terá um conceito inédito em Cascavel e também no Paraná, com brinquedos adequados para serem utilizados na inclusão das pessoas especiais”, afirma Pacheco.
O Espaço Inclusivo irá atender crianças autistas, cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, portadores de down e outras necessidades especiais. A obra será erguida no terreno onde funcionava o Teatro Barracão, no Lago Municipal de Cascavel.
Os recursos foram conquistados por Pacheco em 22 de maio de 2018, quando fez uma viagem a Brasília e obteve uma verba de R$ 750 mil do Ministério do Turismo. A conquista dos recursos ocorreu durante uma visita ao Secretário de Estruturação Nacional do Turismo, José Antonio Parente.
O projeto apresentado pelo deputado Pacheco ganhou o apoio da administração municipal, que cedeu o terreno e a equipe para a criação do projeto.