Notícias

Paraná terá seção especial de cinema para autistas e pessoas com down

 

As salas de cinema do Paraná terão que reservar uma seção adaptada por mês para autistas, pessoas com síndrome de down e outras síndromes ou doenças que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral. A Lei Estadual 19.928/2019, de autoria dos deputados estaduais Marcio Pacheco (PDT) e Delegado Francischini (PSL), acaba de ser sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

As operadoras de cinema terão prazo de 120 dias para a adequação de sua estrutura, a partir da publicação na nova lei em Diário Oficial do Estado, o que ocorreu no último dia 11 de setembro. Autor do projeto, o deputado Pacheco ressaltou a importância da sanção da Lei.

“A nossa proposta atende a uma demanda das famílias com pessoas especiais e tem o intuito de permitir a inclusão de crianças e adolescentes portadores destas síndromes”, afirma Pacheco. Para atender as peculiaridades desse público especial, as sessões adaptadas deverão ter luzes levemente acesas e o volume do som reduzido.

Outra garantia assegurada pela nova lei é que as crianças e adolescentes e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair ao longo da sessão sempre que desejarem. Na entrada da sala será afixado o símbolo mundial do espectro autista.

De acordo ainda com a nova lei, a iniciativa não interfere na questão econômica, pois as entradas serão cobradas normalmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente com o Facebook