A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Lei 603/2016, de autoria do deputado Marcio Pacheco (PPL), que institui o Dia do Paradesporto no Estado do Paraná. A data será comemorada anualmente no dia 22 de setembro e irá integrar o Calendário Oficial de Eventos do Paraná.
A data escolhida para a comemoração é a mesma da criação do Comitê Paraolímpico Internacional, que foi fundado em 22 de setembro de 1989. De acordo com Pacheco, a proposição apresentada atende a pedidos de entidades e amigos ligados ao paradesporto paranaense.
“O objetivo da proposta é contribuir com a divulgação e a conscientização popular do Paradesporto, bem como ampliar a prática da atividade física adaptada e valorizar os atletas paraolímpicos brasileiros que têm brilhado com muitas medalhas nas competições mundiais”, justifica Pacheco.
O projeto de lei prevê a realização de atividades pelo poder público envolvendo as modalidades do paradesporto, que é uma atividade esportiva com regras adaptadas às pessoas com deficiência, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, o conhecimento do paradesporto chegou em 1958. Desde então, os atletas vêm lutando para conquistar seu espaço, mas esbarram, principalmente, na falta de recursos e a pouca divulgação da mídia do esporte adaptado.
“Trata-se de um projeto de muita relevância e importância porque, além de contribuir para a divulgação e a conscientização das práticas esportivas adaptadas, é uma forma de quebrar barreiras e promover a inclusão social”, destaca Pacheco.
Com a votação final concluída na Alep, o projeto de lei segue agora para a sanção do Executivo Estadual.