COLETES BALÍSTICOS | Comissão de Segurança questiona providências da SESP

Na avaliação do Deputado Marcio Pacheco, o desleixo na manutenção e conservação dos coletes balísticos é uma afronta a vida dos profissionais de segurança.

 

       Na tarde de ontem (03), o Deputado Marcio Pacheco se reuniu com os demais integrantes da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa para avaliar denúncias recebidas acerca do “recall” que deveria ter sido realizado em 11.240 coletes balísticos, usados pelas forças de segurança do Estado quando em serviço.  O importante e imprescindível equipamento de proteção individual, que tem salvo vidas de muitos policiais civis e militares em confrontos com a criminalidade, apresentou falhas no processo de fabricação, que atingiu parte dos 11.240 coletes balísticos avaliados. Estes deveriam ter sido substituídos pelo fornecedor.

 

      No entanto, expressivo percentual dos equipamentos em uso pelos policiais militares e civis e demais agentes de segurança pública, já ultrapassaram a data de validade sem que o Estado tenha providenciado sua substituição. A SESP optou pelo recondicionamento dos coletes, procedimento não recomendado pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro – DFPC/EB.

 

       A comissão, em tom uníssono, entende pode ter havido grave omissão do Governo do Estado que, ao que tudo indica, mesmo tendo sido alertado com a devida antecedência, não promoveu os procedimentos licitatórios necessários à substituição dos coletes antes que os mesmos tivessem vencido o prazo de validade. Com a intenção de obter uma melhor compreensão das questões técnicas que envolvem o processo de recondicionamento dos coletes balísticos, a comissão encaminhou ao secretário de Estado da Segurança Pública, Sr. Wagner Mesquita, os seguintes questionamentos:

 

1 – Quantos são os coletes de todas as forças de segurança em uso, atualmente?

2 – Destes, coletes, quantos são recauchutados? Quantos estão aptos, e quantos estão vencidos?

3 – Excluindo os itens que foram recondicionados, quais as quantidades e seus prazos de validade?

4 – Há em andamento algum processo licitatório de compra de coletes novos? Qual foi a última licitação para a compra dos coletes balísticos?

5 – Há previsão para uma nova licitação de novos coletes?

6 – Quais as providências que a SESP tomou em relação à empresa INBRA, quanto aos coletes vencidos?

7 – A INBRA cumpriu as exigências realizadas pela Secretaria de Segurança Pública?

 

        Na avaliação do Deputado Marcio Pacheco, o desleixo na manutenção e conservação dos coletes balísticos é uma afronta a vida dos profissionais de segurança. “Espero que o Secretario Wagner Mesquita nos envie respostas coerentes e que apresente uma solução para este fato que implica diretamente na segurança pública do Paraná. É inadimissível que a vida de policiais que trabalham diariamente pelo bem estar da população seja condicionada a um equipamento sabidamente ineficaz”, disse Pacheco.  

 

       Assim que a secretaria responder aos questionamentos a Comissão se reunirá novamente para avaliar os dados fornecidos e decidir os encaminhamentos necessários para a mais rápida solução para o problema.

 

Estiveram presentes na Reunião Extraordinária:

 

– Dep. Mauro Moraes – Presidente da Comissão

– Dep. Pedro Lupion   – Vice-Presidente da Comissão

– Dep. Marcio Pacheco – Integrante da Comissão

– Dep. Requião Filho 

– Dep. Felipe Francischini 

– Dep. Cobra Repórter

– Dep. Tiago Amaral 

 

 

PMcoletes

Comente com o Facebook