Projeto de lei de estudante do IFPR Cascavel é selecionado entre os melhores do Brasil

Iniciativa será defendida no Congresso Nacional pela autora cascavelense Vanessa da Silva Almeida

 

Diante do descrédito generalizado da política brasileira, muitos jovens revelam com as suas ações de que é possível mudar a realidade presente. É o caso da estudante cascavelense do 4º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Vanessa da Silva Almeida, 18 anos, que vai defender o seu Projeto de Lei Brasil Sustentável no fim deste mês na Câmara Federal.

 

Além de Vanessa, o concurso selecionou outros projetos em todo Brasil com ideias inovadoras para o programa Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal. Ela é aluna do IFPR (Instituto Federal do Paraná), campus de Cascavel. O Projeto de Lei Brasil Sustentável, de sua autoria, foi selecionado entre dezenas de estudantes do ensino médio e técnico das escolas públicas e privadas no Estado do Paraná.

 

O trabalho teve a orientação do professor Doutor em História Rudy Nick Vencatto. Vanessa obteve uma excelente classificação, sendo selecionada com uma média final de 94 pontos. Ela não esconde a felicidade de representar Cascavel e o Paraná na etapa final do concurso.

 

“Eu fico feliz em representar a nossa cidade e o nosso Instituto Federal, mesmo com todos os problemas enfrentados com a falta de recursos por ser uma instituição nova em Cascavel”, afirma. De acordo com ela, foram cinco semanas desenvolvendo o projeto de lei, que teve a coordenação do Professor Rudy Nick. 

 

A proposta criada pela estudante tem o objetivo de incentivar outros colegas a produzir conteúdo de iniciação científica. “Acho que a escola pode avançar muito nesta questão e incentivar as ações sustentáveis porque o mundo não é somente tecnologia”, diz a estudante.

 

Ela diz ainda que “é possível fazer ciência com consciência, utilizando a natureza como meio de pesquisa e ainda promovendo a sua sustentabilidade”. O deputado Marcio Pacheco (PPL) tomou conhecimento do projeto de lei e decidiu apoiá-lo e divulgá-lo como incentivo e valorização à criatividade dos jovens cascavelenses.

 

“A gente precisa incentivar as novas gerações a participar da vida deste País. No caso da Vanessa, é motivo de orgulho uma estudante de Cascavel e da escola pública se engajando com as questões sociais e na formação da cidadania”, afirma o deputado.

 

Para Vanessa, a seleção de seu projeto lhe proporcionou confiança no futuro. “Já decidi que eu quero fazer Direito e Relações Internacionais. Eu também quero com esse trabalho discutir o papel social da escola e a nossa participação na sociedade. Hoje todo mundo crítica a situação do País, mas são poucos os que se engajam na luta e propõem soluções para melhorar o quadro atual”, ressalta Vanessa.

 

Entre 25 a 29 de setembro, ela vai se juntar a outros 77 estudantes selecionados em todo o Brasil para o programa Parlamento Jovem, na Câmara Federal, em Brasília. Na oportunidade, os alunos serão empossados como deputados jovens e têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

 

Projeto é voltado aos alunos do ensino médio

 

O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado em 2003, pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 12/03, e é regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04. Trata-se de uma oportunidade única para os estudantes do ensino médio vivenciarem na prática, durante uma semana, os trabalhos dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país.

 

O programa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa brasileira. Para tornar-se um Deputado Jovem é necessário passar pelas diferentes etapas de seleção dentre as quais, uma etapa de seleção estadual e outra nacional. 

 

VanessaIFPR_materia_20170912-163948_1.jpg

Comente com o Facebook