Principal luta do COGESP se torna realidade: Inaugurada em Cascavel a 4a Vara Federal

 

Entusiasta da instalação da nova Vara Federal, Pacheco foi um dos organizadores da primeira reunião com o Presidente do Tribunal Federal

 

Após décadas aguardando a instalação de mais uma unidade da Justiça Federal, aconteceu no início da tarde de hoje (06) a inauguração da 4a Vara Federal que atenderá exclusivamente demandas criminais. A nova Vara tem pela frente a missão de solucionar um montante de processos que cresceram 100% nos últimos treze anos.  

A nova unidade do judiciário contará com quatorze servidores, dentre eles o Dr. Fábio Nunes de Martino, que lidera o grupo de trabalho.

A sub seção da Justiça Federal em Cascavel foi criada em 1993. A segunda e terceira varas foram instaladas em 1998 e 2001. Graças aos empenho de lideranças a 4a Vara Federal foi criada em tempo recorde, pouco mais de um ano entre a proposta do STF, no final de 2014 e a aprovação na Câmara do Deputados em Janeiro deste ano.

 

O início da conquista

Poucos sabem, mas uma conversa casual entre o deputado Marcio Pacheco (PPL) e o Juiz Federal Leonardo Cacau, em um evento no ano de 2013, marcou o início da batalha para trazer a 4a Vara Federal inaugurada hoje (06), em Cascavel. Na ocasião Pacheco presidia a Câmara Municipal e convidou Cacau para apresentar os dados sobre a demanda processual da Justiça Federal em Cascavel na reunião mensal do COGESP (Conselho dos Gestores de Segurança Pública). O conselho formado por representantes de 20 órgãos ligados a segurança pública analisou os dados apresentados pelo Juiz Federal e objetivou a instalação de duas novas varas federais no município.

Em agosto do mesmo ano Pacheco presidiu a Audiência Pública que contou com a presença do Diretor do foro de Justiça Federal do Paraná, Juiz Nivaldo Brunoni. Os dados apresentados à Brunoni corroboravam a tese de que em Cascavel a demanda era maior que a capacidade de análise dos processos: cerca de três mil processos acumulados; desses pouco mais de mil eram causas criminais.

No período que compreende de Janeiro à Outubro de 2013, Cascavel recebeu 1.078 novos processos e registrou o andamento de outros 2055 processos. Umuarama que contava com três Varas Federais, no mesmo período recebeu 612 processos.

Em novembro 2013, o então Presidente da Câmara Municipal e do COGESP, Marcio Pacheco, o Juiz Federal, Leornardo Cacau, o Presidente da ACIC, José Torres Sobrinho, o Presidente da OAB, Juliano Murbach, chefe da Receita Federal, Paulo Bini,  junto de outras lideranças do município estiveram em Curitiba, onde foram recepcionados pelo Presidente do Tribunal Federal da 4a Região, Dr. Tadaaqui Hirose. O grupo entregou a Hirose o pedido pela instalação de duas Varas Federais em Cascavel ou pelo menos uma em nível de urgência.

 Em dezembro de 2014, o Superior Tribunal de Justiça apresentou o Projeto de Lei 8918/14 que dentro de pouco tempo, em 13 de Janeiro de 2016, após votação na Câmara Federal seria transformado na Lei 13.253/16.

Para o deputado Marcio Pacheco (PPL) que acompanhou o processo desde o início é uma grande alegria poder contar com a 4a Vara Federal em Cascavel. “A informação de que a questão sobre uma vara especializada criminal está solucionada estimula ainda mais a atuação de um homem público. O COGESP, que tive a grata satisfação de presidir por três anos, é um conselho agregador e demonstra a força de um grupo de pessoas bem intencionadas. É importante registrar um agradecimento especial do Juiz Leonardo Cacau pela confiança que devotou a nós”, disse.

 

Juiz 04

Integrantes do COGESP são recepcionados pelo Presidente do Tribunal Federal da 4a Região, Dr. Tadaaqui Hirose (09/11/2013) 

 

 Juiz 01

Diretora da Justiça Federal de Cascavel, juíza Suane Moreira Oliveira, diretor do foro de Justiça Fedral do Paraná, juiz Nivaldo Brunoni e o então presidente do COGESP e da Câmara Municipal, Marcio Pacheco (PPL) – (nov/13)

 

Juiz 02

 

Integrantes do COGESP entregam oficialmete o pedido de instalação da Vara Criminal Federal em Cascavel (nov/13) 

 

Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cascavel 

João Guilherme/Ass. de Comunicação 

Comente com o Facebook