Notícias

Paraná emitirá alerta imediato sobre pessoas desaparecidas através de aplicativo que virou lei

Alguns cliques e o comunicado sobre um provável desaparecimento será disparado em tempo real para todas as autoridades policiais e conselheiros tutelares. O Alerta Vida foi sancionado ontem (24) pelo governo do Paraná e o aplicativo para dispositivo móvel agora entra na fase de desenvolvimento. Agora Lei 18.628, a proposta de autoria do policial federal e deputado Marcio Pacheco (PPL) é esperada como referência por organizações que atuam na busca de desaparecidos em todo o Brasil, a exemplo da Mães da Sé (SP) e SOS Desaparecidos (SC).

 

“É tamanha a importância e seriedade da proposta, que o Alerta Vida levou pouco mais de quatro meses entre a tramitação da Assembleia Legislativa e sanção do governo. Hoje existe um reconhecido esforço das instituições de segurança nas ações de busca por desaparecidos, agora teremos uma ferramenta moderna, de ação imediata que, além de auxiliar na geolocalização para mapeamento de casos remanescentes, também terá função preventiva em situações de sequestros, violência sexual e tráfico de pessoas. O alerta imediato elevará consideravelmente o índice de elucidação nas primeiras horas ou até mesmo nos primeiros minutos do comunicado da ocorrência”, explica Pacheco.

 

RESUMO DO FUNCIONAMENTO DO APP

Ao suspeitar de um desaparecimento, o cidadão poderá procurar um policial de qualquer instituição ou do conselho tutelar. A autoridade terá em seu celular ou outro dispositivo móvel o App instalado. Ao fazer login no sistema, bastará fotografar uma imagem do desaparecido, cadastrar as informações básicas da vítima e das suspeitas sobre o fato. Ao confirmar o registro, todos os aparelhos com aplicativo instalado receberão o aviso do Alerta Vida em todo o Estado.

 

PASSO A PASSO DO APP
1. O App “ALERTA VIDA” permitirá o cadastro do informe de desaparecimento, com a inclusão de foto atualizada e dados complementares, além do georreferenciamento das informações no google maps.

2. Assim que confirmado o cadastro, o sistema poderá disparar o alerta para o celular de todas as autoridades policiais e conselheiros tutelares do Paraná.

3. O sitio público do “ALERTA VIDA” permitirá que todo cidadão auxilie na busca através do compartilhamento nas redes sociais. Em caso de localização, o texto do site é alterado, mudando automaticamente também o texto compartilhado de DESAPARECIDO para LOCALIZADO.

4. Os cadastrados poderão receber sinal de alerta sobre o desaparecimento e todo policial ou conselheiro estará habilitado para desfazer a notificação de desaparecimento em caso de localização, o que modificará o status da ocorrência.

5. O sistema também poderá contar com um campo de cadastro à finalização da ocorrência, onde podem constar informações pontuais sobre o caso, com tipificações clicáveis, facilitando o mapeamento do perfil da ocorrência. Com acesso exclusivo à Secretaria de Segurança Publica, o sistema disponibilizará base de dados, estatísticas, o que permitirá estudos sobre perfis socioeconômicos e psicossociais das ocorrências registradas.

DESAPARECIMENTOS NO BRASIL
O desaparecimento de pessoas no Brasil é um fenômeno social que atinge principalmente famílias de classe baixa. A ausência de ferramentas adequadas e integradas impede uma estatística oficial condizente à realidade, mas estima-se que desaparecem 200 mil pessoas por ano no Brasil. Deste total, 40 mil são crianças e adolescentes. Aproximadamente 6 mil mães e pais, anualmente, deixarão de conviver com seus filhos pelo resto da vida.

Os dados fornecidos pela Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida, “Mães da Sé”, reitera a necessidade de uma atenção especial dos poderes constituídos, ao estudo do tema, discussão e instituição de políticas públicas que modernizem os órgãos de segurança e correlatos, aparelhem e tornem eficiente a prevenção e localização de pessoas desaparecidas.

SIMULAÇÃO APP

Comente com o Facebook