2020

Pacheco requer pagamento de periculosidade e contratação de seguro aos servidores da saúde

Os benefícios seriam pagos enquanto durar a pandemia do coronavírus no Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou um requerimento a ser enviado para o governador Carlos Massa Ratinho Junior solicitando o pagamento de adicional de periculosidade e a contratação de seguro de vida em benefício dos profissionais de saúde do Estado do Paraná. Os benefícios seriam pagos enquanto durar a pandemia do coronavírus/ Covid-19. A iniciativa do deputado Tercílio Turini tem as assinaturas de diversos deputados estaduais, entre eles a de Marcio Pacheco (PDT).


“Os servidores da saúde estão na linha de frente no combate ao coronavírus e vivenciam diariamente situações extremamente delicadas e de alto risco para suas próprias vidas. É um trabalho essencial para conter o avanço da pandemia no Paraná”, afirma Pacheco.
No requerimento aprovado na última segunda-feira (20) pelo Plenário da Alep, os deputados justificam que “os servidores estaduais de saúde do Paraná necessitam de medidas de salvaguarda por parte do governo paranaense”.


A medida atenderia vários profissionais de saúde que atuam na rede pública, como médicos, enfermeiros, atendentes, psicólogos e fisioterapeutas. “O pagamento de periculosidade e a contratação de seguro de vida devem ser mantidos por tempo determinado, enquanto perdurar a pandemia do Covid-19, como proteção aos profissionais”, destaca o deputado.


A proposta, segundo os parlamentares, é uma forma de reconhecer e compensar a dedicação dos servidores, expostos diariamente ao risco de contágio e às consequências que podem advir da contaminação pelo coronavírus e os benefícios são de enorme relevância aos servidores e seus familiares, diante do perigo que correm no atendimento na rede de saúde.


Em diversos lugares do Brasil já se verifica o colapso na saúde, mesmo com número ainda não tão expressivos de casos confirmados. Enquanto isso, há muita contradição e afrouxamento do isolamento social, com a falsa impressão de que o pior já passou. Não é a realidade que especialistas, pesquisadores e autoridades sanitárias indicam, alertando para a gravidade do problema nas próximas semanas.


Além de Pacheco, assinam o requerimento os deputados Tercílio Turini (CDN), Gilson de Souza (PSC), Boca Aberta Junior (PROS), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Evandro Araújo (PSC) e Soldado Fruet (PROS).

Comente com o Facebook