2020

Pacheco requer compra de equipamento de hemodinâmica para o HU de Cascavel

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou durante a sessão remota desta segunda-feira (06) o requerimento, de autoria do deputado Marcio Pacheco (PDT), que solicita à Secretaria de Estado da Saúde, a urgente viabilização de recursos para a aquisição de equipamento de hemodinâmica destinado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel. A aquisição do equipamento beneficiará uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes das regiões oeste e sudoeste do Paraná, bem como do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina.  

“A nova aquisição irá garantir maior segurança aos pacientes, pois permitirá assegurar a qualidade dos serviços prestados, fornecendo um atendimento de excelência e ao mesmo tempo humanizado aos pacientes”, afirma o deputado Pacheco, que é membro da Comissão de Saúde da ALEP.

O requerimento aprovado nesta segunda-feira (06) será enviado para a análise do secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto. O deputado apresentou o pedido atendendo a uma solicitação da direção do HUOP. 

A unidade hospitalar tem 181 leitos distribuídos em diversas especialidades. É o único hospital público da macrorregional de Cascavel, com uma média de 3.500 atendimentos/mês via Pronto-Socorro e 3.000 atendimentos/mês via ambulatórios, além de toda a atividade de ensino, responsável pela formação de graduação e pós-graduação de médicos e de outros profissionais de saúde.

O equipamento de hemodinâmica proporciona exames complexos em adultos e crianças. O aparelho  que atualmente é utilizado tem 18 anos de uso e já é ultrapassado. São realizados em média 350 exames/mês, entre angioplastia, cateterismo, arteriografia cerebral e vascular. 

Porém, esse número poderia ser maior, de acordo com a direção do HUOP, o equipamento constantemente apresenta defeitos devido à falta de peças de reposição originais e compatíveis, sendo necessário realizar ajustes técnicos e até “gambiarras” para que ele volte a funcionar por determinado período. 

O equipamento, por exemplo, não realiza adequadamente os procedimentos neurológicos, alta complexidade em cardiovascular e vascular periférico.

Comente com o Facebook