Na tarde desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) prestou uma homenagem ao casal João Bosco Lugnani e Aparecida Eunides Galli Lugnani por trinta anos dedicados à evangelização das famílias paranaenses por meio da Pastoral Familiar. A Moção de Louvor e Aplausos pelos serviços prestados à Pastoral Familiar, ligada à Igreja Católica, foi apresentada pelo deputado Marcio Pacheco.
“Eu fico muito feliz e honrado em poder prestar essa homenagem a esse casal, que faz um grande trabalho dentro da Pastoral Familiar. São 53 anos de casados, muito tempo de dedicação, doação de um para com o outro e que transcendeu para outras famílias”, destaca Pacheco.
Para Pacheco, o trabalho do casal João Bosco e Aparecida ajudou a preparar outros casais formadores além das divisas do Paraná. “A família é uma instituição sagrada e a Pastoral tem esse papel, de fazer da família uma instituição sólida, na fé de Jesus e nas orientações que a Igreja passa”, afirma.
O projeto pedagógico desenvolvido pelo casal nasceu em Curitiba e logo ganhou o território nacional. Atualmente, João Bosco e Aparecida são assessores pedagógicos e responsáveis pela formação de agentes da Pastoral Familiar.
Aparecida disse estar honrada com a homenagem recebida e ressaltou que todo o trabalho realizado foi feito por amor à Deus e às pessoas. “Estamos muito honrados e agradecidos com essa homenagem. Sempre fizemos o nosso trabalho sem esperar nada em troca, foi totalmente voluntário por amor à Deus e às pessoas. Mas a gente é humano e se sente envaidecido com essa homenagem”, disse. “Como dizia o deputado, a família é um dos elementos mais atacados na nossa cultura, na nossa sociedade, mas acreditamos que a família é um projeto de Deus e, por mais que seja atacada, enquanto tiver gente lutando pela família projetada por Deus, ela vai vencer”, completou.
Já João Bosco, disse que o “agradecimento faz parte da nossa vida quando vivemos em comunhão. Nós dedicamos esse tempo às famílias, porque amamos profundamente as famílias. Nós amamos a família que não conhecemos e dizemos isso com plena sinceridade. Não precisamos conhecer as famílias para amar. Por isso serviremos às famílias com carinho e com amor enquanto vivermos aqui na terra”.
Presentes
Além do casal João Bosco Lugnani e Aparecida Lugnani, estiverem presentes durante o ato de entrega da homenagem as filhas do casal, Ana Cristina, Maria Cecília e Regina Helena, o filho João Fernando, o genro Osvaldenir Cesar de Souza, a nora Manoela Rodrigues, o Padre Josemar, da Paróquia Nossa Senhora Consolata de Cascavel e diretor espiritual da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Cascavel e os coordenadores nacional do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar Faustino Suchla Filho e Maria Eloina de Gonçalves Suchla. Também estiveram presentes o vice-coordenador diocesano da Pastoral Familiar de Cascavel, Eloir Posser, e o coordenador do núcleo de formação e espiritualidade da regional sul II, Diego Clare.