Cobranças ocorreram durante audiência de prestação de contas na Comissão de Saúde da Alep
Em reunião hoje (07) da Comissão de Saúde Pública na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Marcio Pacheco (PPL) cobrou da Secretaria Estadual de Saúde melhor atendimento aos servidores que utilizam o SAS (Serviço de Atendimento à Saúde) e o envio de nova ambulância ao HU (Hospital Universitário) de Cascavel.
O SAS do governo do Estado vem sendo alvo de críticas e reclamações por parte dos servidores públicos. A manifestação de Pacheco ocorreu durante a prestação de contas da execução orçamentária da Secretaria Estadual de Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2016.
Os dados foram apresentados pelo diretor da pasta, Sezifredo Paz, que representou o secretário Michele Caputo Neto. A reunião foi promovida pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia. Membro da Comissão, o deputado questionou o diretor sobre a qualidade no atendimento no SAS, em especial aos policiais e professores.
“Há uma enorme demora na realização de consultas e exames. Isso representa um transtorno aos servidores que necessitam dos serviços do SAS”, revela. Ele citou como exemplo um policial militar, da região oeste, que o procurou e necessitava com urgência de uma tomografia para acompanhamento no tratamento de um câncer, mas sem conseguir êxito.
O paciente acabou sendo atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), depois de quatro meses de espera pelo sistema estadual. Para Pacheco, o Estado deve priorizar o atendimento à saúde ao funcionalismo estadual.
“A Secretaria pode fazer mais pela saúde dos servidores e melhorar a cobertura médica do sistema. É uma questão de gestão e prioridade”, afirma. O diretor da Secretaria ouviu o pedido do parlamentar e se comprometeu a analisar as demandas.
Ambulância
O deputado Marcio Pacheco também aproveitou a reunião da Comissão de Saúde para cobrar da Secretaria Estadual de Saúde o envio de uma ambulância para o Hospital Universitário de Cascavel, que é uma referência do sistema público de saúde no oeste paranaense.
O veículo havia sido prometido pelo próprio secretário Michele Caputo Neto em reunião ainda no ano passado na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. “O secretário (Caputo) prometeu a ambulância e promessa é dívida. Não é uma demanda deste deputado, mas de toda a região oeste”, afirma Pacheco.
O diretor da Secretaria de Saúde do Paraná, Sezifredo Paz, também se comprometeu em levar novamente o pedido ao secretário Michele Caputo. A ambulância que serve atualmente o Hospital Universitário tem centenas de quilômetros rodados e está em estado precário. É comum rodar uma semana e ficar outra parada por problemas mecânicos.
Deputado Pacheco durante a prestação de contas da Secretária de Saúde
Foto: João Guilherme/ Assessoria de Comunicação
Texto: Miguel Portela/ Assessoria de Comunicação