Pacheco cobra da COPEL regularização do Reassentamento São Francisco

 

A comunidade se formou em 1997 em virtude da barragem de Salto Caxias, mas as famílias até hoje não receberam a titulação definitiva das terras

           

                 Quem conhece o Reassentamento São Francisco, localizado na rodovia BR-369, há 14km do Trevo Cataratas, fica admirado com a estrutura dotada de escolas de ensino fundamental e médio, áreas de convívio e unidade de saúde. Isso sem falar do potencial agrícola e turístico da comunidade.

                  Mas quem tem a comunidade como referência em agricultura familiar e a frequenta em virtude do belo lago e da praia artificial não imagina que os moradores enfrentam dificuldades para empreender. Como a regularização fundiária dos imóveis ainda não está efetivada, os proprietários das áreas encontram entraves para a obtenção de créditos e outros procedimento de financiamento de seus projetos. Isto porque eles ainda não possuem um documento que comprove que a Copel (Companhia Paranaense de Companhia Elétrica) fez o repasse dos terrenos em troca das áreas submersas durante a construção da barragem da Usina de Santo Caxias.

                  Para buscar solução para o problema, o deputado Marcio Pacheco requereu à Copel informações sobre a regularização fundiária dos imóveis do Reassentamento São Francisco. “Aquela comunidade é um orgulho para o município de Cascavel. Não podemos deixar que um grupo de pessoas que trabalha para o crescimento de nosso município passe por dificuldades, por burocracia ou descaso. O Reassentamento São Francisco merece ser reconhecido e respeitado pela capacidade empreendedora e organizacional dos moradores. É inadmissível que, já passados vinte anos, essa situação ainda não tenha sido regulariza. Vamos lutar com todas as nossas forças para ajudar a resolver de fato esse problema”, argumentou o deputado Pacheco.

                  Ainda há problemas similares com os imóveis construídos e mantidos pelo município para atender os reassentados, o que futuramente pode ocasionar aborrecimentos.

                  O requerimento do parlamentar corrobora com requerimento de mesmo teor protocolado pelo vereador cascavelense, Paulo Porto, na Câmara Municipal de Cascavel. 

 

20130106134044

UBS no Reassentamento São Francisco: prédio da prefeitura, lote da Copel

 

Comente com o Facebook