Notícias

Data-base aos servidores já | Pacheco e outros deputados cobram governadora

Integrantes da Bancada Independente, dentre eles o deputado Marcio Pacheco (PPL), protocolaram nesta quarta-feira (11) um ofício à governadora Cida Borghetti (PP), solicitando a reabertura das negociações com os representantes dos servidores estaduais, visando o restabelecimento da data-base do funcionalismo público, que está há 3 dois anos sem a recomposição inflacionária nos seus salários.

“Esperamos que esse novo governo tenha a sensibilidade de retomar o diálogo com os servidores estaduais, o que não houve no governo Beto Richa. Pelo contrário, houve muita perseguição e retirada de direitos dos trabalhadores públicos”, afirma Pacheco.

Para ele, a data-base é uma questão crucial “porque atinge todo o funcionalismo e, por consequência, a população do estado”. “Trata-se de uma das demandas que apresentamos por primeiro, tão logo houve a mudança do governo. A esperança é de que este assunto seja revisto com prioridade pela Governadora”, diz.

Para Pacheco, que é um dos líderes da Bancada Independente na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), a retomada do diálogo com o funcionalismo é um sinal de mudança na política estadual. “Nos últimos anos, os servidores tiveram muitas perdas salariais em decorrência da não reposição da inflação. Por isso, nos colocamos à disposição para colaborar na discussão.

No documento, os deputados também solicitam à governadora uma audiência para discutir o assunto. Os parlamentares entendem que “uma reunião conjunta com representantes dos servidores já representa uma demonstração de boa vontade, uma atitude firme de quem está disposta a buscar soluções para o impasse criado entre o governo estadual e o funcionalismo”.

No foco de reivindicação, nessa terça feira (10), Pacheco promoveu uma grande audiência publica, com a participação autoridades e representantes de sindicatos e associações ligados aos policiais militares, civis e Corpo de Bombeiros para discutir a retomada da data-base do funcionalismo público, congelada pelo governo Beto Richa até 2019.

Uma das mudanças importantes promovidas por Cida Borghetti foi a saída do Secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, que ocupava o cargo desde o final de 2014, quando o governo Richa iniciou o ajuste fiscal, com aumento de impostos e corte de benefícios de servidores, além do uso de recursos do fundo de previdência do funcionalismo para reforçar o caixa do Estado.

O ex-secretário era apontado como principal articulador da política de congelamento dos salários dos servidores.

 

 

Deputados que assinaram o ofício para a governadora Cida Borghetti

Marcio Pacheco (PPL)

Tercílio Turini (PPS)

Evandro Araújo (PSC)

Rasca Rodrigues (PV)

Nelson Luersen (PDT)

Gilson de Souza (PSC)

Marcio Pauliki (SD)

Pastor Edson Praczyk (PRB)

Data-Base aos servidores-marcio-pacheco

 

Comente com o Facebook