Conquista | Governo nomeia 45 agentes penitenciários aprovados em concurso

 

Pacheco: “Essa também foi uma luta nossa e o esforço não foi em vão”

 

O Governo do Estado publicou hoje (06), no Diário Oficial, os decretos com as nomeações de 45 agentes penitenciários aprovados em concurso público realizado em 2013, para atuar no sistema penitenciário e nos centros de socioeducação. A luta pelas nomeações dos aprovados teve a participação dos deputados estaduais, entre eles Marcio Pacheco (PPL), bem como a do sindicato da categoria.

 

As nomeações ocorreram na terça-feira (04), quando se encerrou o prazo estabelecido em edital do concurso público. Os 45 aprovados já tinham realizados todas as etapas do concurso público. A luta do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) era pela nomeação de pelo menos 500 aprovados.

 

Pacheco já vinha alertando o governo sobre a necessidade e a urgência da contratação dos novos agentes penitenciários. “Essa também foi uma luta do nosso mandato aqui na Assembleia Legislativa porque entendemos que o aumento do efetivo é fundamental para o sistema prisional do Estado. Trata-se de um número pequeno, mas já é um alento”, afirma Pacheco.

 

Dentre os pedidos feitos pelo deputado estão dois requerimentos aprovados pela Assembleia Legislativa em 30 de maio passado. Os documentos foram endereçados ao secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, solicitando a convocação e nomeação dos aprovados no concurso público – edital 016/2013.

 

No Paraná, as 30 unidades prisionais funcionam com déficit de servidores, colocando em risco a vida dos funcionários e da população em razão das frequentes fugas e rebeliões. Os candidatos aprovados no referido certame para agente penitenciário não foram convocados à época por estarem fora do número de vagas disponíveis.

 

Desde então, eles reivindicam as suas nomeações, o que foi efetivado parcialmente agora pelo Governo do Estado. Segundo o Sindarspen, o aumento do efetivo é pequeno diante do déficit de aproximadamente 1.500 agentes penitenciários no Estado.

 

Os 45 novos agentes penitenciários nomeados vão atuar em unidades penais coordenadas pelo Depen (Departamento Penitenciário), que é vinculado a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, e nos centros de socioeducação da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

 

Desse total, 12 vão atuar Cascavel, 11 em Foz do Iguaçu, sete em Francisco Beltrão, sete em Cruzeiro do Oeste, seis na Região Metropolitana de Curitiba, um em Guarapuava e um em Londrina.

 

Os novos nomeados vão complementar o quadro de profissionais de segurança que atendem diretamente os cerca de 20 mil presos nas unidades penais do Paraná.

 

Todos os agentes penitenciários nomeados já estão aptos para iniciar no trabalho. Eles receberam cursos e treinamentos para desempenhar a função com segurança, passaram por exames médicos e psicológicos e investigação social. 

 

Agentes

Miguel Portela/Assessoria de Comunicação

 

Comente com o Facebook