Notícias

Cascavel será sede do Primeiro Congresso Estadual sobre Autismo

Berenice Piana, autora da Lei do Autismo, será uma das atrações do evento

 

A troca de experiências e a quebra de preconceitos estão entre os temas que serão abordados durante o 1º Congresso Estadual sobre o Autismo. O evento será realizado no auditório da Unipar, em Cascavel, nesta quarta-feira (04), quinta-feira (05) e sexta-feira (06), sempre a partir das 18h30. A ativista Berenice Piana, autora da Leio do Autista, será uma das atrações do Congresso Estadual.

O evento é promovido pelo deputado Marcio Pacheco (PPL), Unipar (Universidade Paranaense) e Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel). “O nosso objetivo é estimular o debate sobre o autismo, que é uma síndrome grave e que atinge muitas famílias paranaenses. Queremos com isso, transformar o Paraná num Estado de referência no tratamento à pessoa autista”, afirma Pacheco.

No Brasil, estima-se que existem cerca de 2 milhões de autistas. Apesar de serem numerosos, eles ainda têm muitas dificuldades para encontrar o tratamento adequado. De acordo com a presidente da Amac, Samantha Sitnik, o Congresso será uma oportunidade para gerar conhecimento e compartilhar experiências entre os especialistas, profissionais da educação e saúde que atuam na área e famílias com autistas.

O evento será aberto nesta quarta-feira pela ativista Berenice Piana, que graças a sua história de vida motivou a criação da Lei Federal 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Sancionada em 2012, a Lei Berenice Piana se tornou um marco na luta pelo reconhecimento dos autistas como pessoas especiais. Ela é mãe de Dayan, que é autista. A referida lei foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, no dia 27 de dezembro de 2012, e se encontra em vigor desde 2013.

De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, o autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), causado por defeitos em parte do cérebro, especialmente no cerebelo. O diagnóstico é feito na maioria dos casos entre os 18 meses e os três anos de idade e é mais comum em meninos.

O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, envolvendo desde a família até os professores e profissionais de saúde.

 

Palestras:

Data: 04 de abril

Horário: 18h30min

Local: Unipar em Cascavel

Palestrantes: Berenice Piana e Doutora Julia Farage Saito (o que eu preciso saber sobre autismo)

 

Data: 05 de abril

Horário: 18h30min

Local: Unipar em Cascavel

Palestrantes: Joelma Alkmin (Desafios das famílias nos casos mais graves de autismo); Marcos Diel (Manejo comportamental de pessoas com TEA) e Juliana Pinheiro (autismo, um olhar neuropsicopedagógico).

 

Data: 06 de abril

Horário: 18h30min

Local: Unipar em Cascavel

Roda de debates com os palestrantes Juliana Pavesi, Talvany de Oliveira, Júlia Saito, Jorge Luiz dos Santos, Vinícius Fontanela e Claudia Gallert.

 

 

Contatos sugeridos para eventuais entrevistas sobre o assunto:

Samantha Sitnik  – presidente da Associação de Mães de Autistas de Cascavel – (45)9.9978-5332

Assessoria de Imprensa – Miguel Portela (45)9.9926-9990 – João Guilherme (45)9.9809-9999

autismo

Comente com o Facebook