Cascavel | DER confirma oficialmente que não haverá duplicação até o Trevo de São João

 

Para Pacheco, decisão do governo frustra a expectativa da população do oeste

 

A tão esperada duplicação entre o Trevo Cataratas e o Trevo de São João, totalizando 9,6 quilômetros, na BR-277, em Cascavel, vai ficar no papel.  De acordo com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), o atual cronograma de obra prevê apenas a duplicação de 3,2 quilômetros, entre os trevos Cataratas e de Boa Vista da Aparecida.

A informação oficial foi repassada pelo chefe da Casa Civil do Estado, Valdir Rossoni, em resposta a um requerimento apresentado pelos deputados Marcio Pacheco (PPL), José Carlos Schiavinato (PP), Adelino Ribeiro (PSL), Nereu Moura (PMDB), Professor Lemos (PT) e Ademir Bier (PMDB).

Os parlamentares solicitaram diversas informações ao DER. Dentre elas, a duplicação do referido trecho e a possibilidade de implantação de degrau tarifário. Na resposta enviada aos deputados, o órgão estadual informa que as obras previstas no acordo entre o Governo do Estado e a concessionária incluem apenas as duplicações de 3,2 quilômetros em Cascavel e de 2,1 quilômetros em Guarapuava.

“Por que então o governador por várias vezes anunciou publicamente em Cascavel que essa obra aconteceria? É lamentável que a duplicação integral entre o Trevo Cataratas e o Trevo de São João não esteja comtemplada nesse acordo. É mais uma promessa que esse governo não cumpre, frustrando a expectativa da população cascavelense e de toda a região oeste”, questiona Pacheco.

As obras em execução tanto em Cascavel quanto Guarapuava, segundo o DER, utilizam os recursos do saldo de R$ 89.418.482,98 que o governo tem com a Ecocataratas, sem a necessidade de aumentar as tarifas, que já são consideradas abusivas.

Porém, a execução integral das obras entre o Cataratas e o Trevo de São João  estaria condicionada a implantação do degrau tarifário, que aumentaria ainda mais as tarifas de pedágio cobradas pela concessionária. “Vamos insistir que a duplicação ocorra cem por cento, sem reajuste das tarifas porque ainda existe um crédito em favor do Estado”, revela Pacheco.

Conforme a resposta enviado pelo DER, as duas obras em andamento estão orçadas em R$ 23.552.251,00. Portanto, o saldo em favor do governo, conforme o documento enviado pelo DER, é de R$ 65.866.231,00. 

Pelo trecho entre os trevos Cataratas e o de acesso ao distrito de São João passam cerca de 35 mil veículos por dia. Além de muitos acidentes, a pista simples naquele ponto da rodovia representa um dos principais gargalos logísticos do Paraná.

Texto: Miguel Portela/Assessoria de Comunicação 
Foto: JorgeWoll/AENotícias

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