Audiência Pública | Pacheco reforça engajamento em defesa dos Correios

Trabalhadores e líderes sindicais discutem ações para melhorar atendimento e pedem mais respeito à categoria

A precarização dos serviços, o atendimento prestado pelos Correios e os reflexos aos trabalhadores e à população provocaram uma ampla discussão durante a audiência pública realizada ontem à noite (08) no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Marcio Pacheco (PPL) considerou positivo o encontro, a pedido dele.  

 

“Valeu o entendimento e a participação de todos nessa audiência pública. Todos tiveram a oportunidade de discutir temas importantes para os Correios. A empresa é um orgulho nacional e estamos engajados em busca de ações para superar os problemas existentes”, afirmou Pacheco.  

 

Participaram da audiência pública representantes de diversos setores da sociedade, além de diretores dos Correios, dirigentes de sindicatos de trabalhadores, representantes de câmaras municipais, prefeituras, dentre outras entidades. O deputado federal Evandro Roman (PSD) estava confirmado no evento, mas não pode comparecer em razão de um problema de saúde de última hora.

 

 

Dentre os temas debatidos a possibilidade de privatização dos Correios, o fechamento de agências, a retirada de direitos dos servidores, a falta de segurança, a suspensão de férias de funcionários, demissões motivadas e cobranças no plano de saúde.

 

Os servidores manifestaram preocupação com a situação atual da empresa, que passa por uma série de medidas de sucateamento em seus serviços prestados à população. “Estamos em busca de ações para melhorar o atendimento à população e devolver a confiança que os cidadãos brasileiros tinham pela empresa”, disse o parlamentar.

 

Para Pacheco, o desmonte da empresa afeta o atendimento às pessoas mais pobres, sobretudo em municípios pequenos, onde os Correios não veem prestando os serviços de qualidade que costumavam prestar. Um documento vai ser elaborado e encaminhado a deputados federais e a direção dos Correios sobre as demandas da audiência pública.

 

O diretor-presidente Sintcom (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná), Marcos Rogério Inocêncio, o China, elogiou a iniciativa do deputado e disse que a audiência foi importante para marcar posição em relação à defesa da empresa, a qual, segundo ele, exerce ao seu papel social, estando presente em 5.565 municípios brasileiros.

 

“Atualmente, existe a possibilidade de privatização e a ameaça aos servidores pela atual diretoria dos Correios. Não existe déficit, o que existe é o mau gerenciamento da empresa e quem está pagando a conta são os trabalhadores”, afirmou China.

 

Para reduzir o déficit bilionário acumulado nos últimos anos, a empresa pretende fechar 250 agências em todo o Brasil. No Paraná, são mais de 40 unidades previstas para fechar as portas até final do segundo semestre deste ano.

 

No estado, são 6.353 funcionários distribuídos em 432 agências próprias. O representante da Acamop (Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná), vereador Olavo Santos (PHS), disse que o fechamento de agências e as ameaças aos servidores “são um desrespeito à população”.

 

 Alzimara Bacellar, presidente da Federação das Mulheres do Paraná e presidente do PPL, conclamou os presentes a reforçar as ações em favor dos Correios. “Vamos defender os Correios, que é um patrimônio nosso. Queremos uma empresa pública que entrega as nossas correspondências em dia. Essa é uma luta de todos nós”, frisou.

 

O diretor regional dos Correios no Paraná, Paulo César Kramer, afirmou que a audiência pública foi importante para esclarecer alguns pontos sobre as dificuldades que os Correios passam na atualidade. “A empresa passa por um momento delicado e de reestruturação. Nós temos que repensar nosso posicionamento no mercado, de atendimento à população. Essa é uma conjuntura não apenas dos Correios, mas também do país todo, que passa por uma crise muito grave. O objetivo é esclarecer tudo para devolver os bons serviços da empresa à sociedade”, explicou Kramer.

Correios MATERIA

 

Texto: Miguel Portela/Assessoria de Comunicação

Foto: João Guilherme/Assessoria de Comunicação 

Comente com o Facebook