Audiência Pública da Alep em Cascavel permite amplo debate sobre segurança

A 1ª audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná realizada no interior trouxe a Cascavel nesta sexta-feira (11) as principais autoridades do setor para um amplo debate sobre as demandas locais. O encontro permitiu à população o apontamento de problemas específicos, mas também ecoou as velhas pautas relacionadas ao sistema prisional, principalmente a superlotação do cadeião.

 

A reunião foi solicitada pelo Cogesp (Conselho de Gestores de Segurança Pública de Cascavel) e proposta na Alep pelo deputado Marcio Pacheco (PPL). De acordo com o parlamentar, que já foi policial militar e hoje é policial federal “não existem meios para uma solução imediata de cada caso, porém o envolvimento e comprometimento de todas as forças podem nortear um planejamento de ação atendendo prioridades. Precisamos exercitar e consolidar um novo jeito de fazer política, desprendidos de partidos e paixões”.

 

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Alep, o deputado Mauro Moraes avaliou como altamente produtiva a audiência. “Ficamos surpresos com o envolvimento da comunidade, assim como com a presença dos comandos de todas as instituições de segurança. Juntamente com o deputado Marcio Pacheco, proponente da audiência em Cascavel, vamos elaborar o relatório para cobrar do governo do Estado ações práticas e rápidas”, afirmou Mauro Moraes.

 

AUTORIDADES PRESENTES:

Coronel Maurício Tortato, comandante geral da Polícia Militar no Paraná; Julio Reis, delegado chefe da Polícia Civil no Paraná; Adriano Choffi, delegado chefe da 15ª SDP; Coronel Washington Lee, chefe do 5º Comando da PM; Major Garcez, comandante do 6º BPM; Major Fernando Schuning, comandante do Corpo de Bombeiros em Cascavel; Capitão Roberto Tatibana, comandante da Polícia Rodoviária Estadual na região Oeste; o delegado chefe da Policia Federal, Celso Mochi e o presidente da Acic, Alci Rota Filho.

 

E, ainda, o secretário municipal Anti Drogas, Eugênio Rozetti Filho; o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, André Gutierrez; o presidente do Conselho Municipal Anti Drogas, Fernando Halbberg e o coordenador regional dos Censes, Reinaldo Bueno, entre outras autoridades ligadas à área penitenciária. O Ministério Público foi representado pela promotora Simone Lorens e o Judiciário pela juíza da Vara Criminal, Filomar Helena Perosa Carezia. Também estiveram presentes os vereadores Rui Capelão, Pedro Martendal, Jorge Menegatti, Celso Dal Molin e Nei Haveroth.

 

audiencia

Comente com o Facebook