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Acordo de Leniência | Pacheco discute com Diretor-Geral do DER obras para Cascavel

 

O acordo de leniência que está sendo firmado entre a Força Tarefa da Lava Jato e o Ministério Público Federal (MPF) com as concessionárias de pedágio no Paraná foi um dos assuntos debatidos em reunião realizada na quarta-feira (03) entre o deputado Marcio Pacheco (PDT) e o diretor-geral do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER), Coronel João Alfredo Zampieri. Na oportunidade, Zampieri informou que algumas obras estruturantes para Cascavel e região oeste vão depender dos recursos obtidos por meio desses acordos com as concessionárias.

Até hoje, das seis empresas apenas duas tiveram os acordos homologados pelo MPF. São elas: A Rodonorte e a Viapar. Para a região oeste, a expectativa é a finalização do acordo de leniência com a Ecocataratas, empresa responsável pela gestão da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava.

Em conversa com Zampieri, o deputado diz que espera o desfecho dessa negociação, a qual definirá quais os investimentos serão executados no trecho administrado pela Ecocataratas.

Para Pacheco, é justo o ressarcimento de valores cobrados irregularmente e fazer as obras rodoviárias do interesse direto dos usuários da via, inclusive àquelas previstas no contrato original, mas foram retiradas pelos governos anteriores, como o término da duplicação Cascavel Foz do Iguaçu.

Outros projetos prioritários citados pelo parlamentar estão a execução do Trevo Cataratas e a continuidade da duplicação da BR-277, entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal e o trevo do distrito de São João, em Cascavel. Aliás, o Trevo Cataratas é uma das obras pleiteadas pela bancada dos deputados estaduais da região oeste (Pacheco, Coronel Lee, Michel Micheletto e Elio Rusch).

“São obras importantíssimas para o desenvolvimento de Cascavel, da Região Oeste e do próprio Paraná. O Trevo Cataratas, por exemplo, é uma antiga reivindicação da comunidade de Cascavel, mas até agora nunca saiu do papel. A construção do Trevo vai garantir segurança aos motoristas, uma vez que o local tem um grande fluxo diário de veículos”, afirma Pacheco.

Outro assunto debatido durante a reunião foi o projeto de pavimentação da PR-180, entre Cascavel e o distrito Central Santa Cruz, em Cafelândia. A proposta também inclui a revitalização do trecho urbano da Avenida Piquiri, em Cascavel – o trecho compreende cerca de 5 quilômetros.

A melhoria da Avenida Piquiri também está entre as demandas enviadas pelo parlamentar ao Governo do Estado. Pacheco voltou a pedir celeridade no processo de pavimentação da PR-180 que, infelizmente, foi travado por conta da disputa entre as empresas concorrentes.

Ao todo quatro empresas participaram da disputa para a elaboração do projeto de engenharia para a pavimentação da PR-180, cujo trecho tem 34 quilômetros de extensão. A empresa Única, de Santa Catarina, teve a maior nota técnica. Desde então, o DER recebeu vários recursos administrativos para contestar o resultado, atrasando o processo.

“Nós precisamos resolver logo essa situação, pois se trata de uma obra antiga e muito importante para o escoamento da produção entre Cascavel e Cafelândia”, afirma Pacheco.

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